loader image
16 mar, 2018

5 Passos para Ser mais Feliz

No caminho da felicidade cada um deve descobrir o que para si faz mais sentido e assim traçar o seu rumo pessoal. Este é um processo dinâmico, mas se estiveres atenta às coisas boas e pequenos prazeres, facilmente se proporcionarão mais momentos de felicidade.

Apesar de ser um caminho singular e subjectivo, 5 simples passos podem ajudar-te a ser mais feliz, basta experimentar!

Aceita o que és e o que vives

É preciso olhar para dentro e perceber que para além das imperfeições, que TODOS temos, há que reconhecer e valorizar os pontos positivos. Não percas tempo com comparações. Cada um tem o seu background e todo um rol de características que nos tornam únicos. Importa aceitar sem tensão, cuidar e confiar. Tira tempo e dedica-te a ti. A autoestima é uma variável importantíssima na construção do bem-estar. Uma boa relação contigo mesma irá reflectir-se na relação com os outros. Podes ler mais sobre o assunto em 5 atitudes para aumentar a autoestima. Nesta publicação volto a abordar a importância da aceitação, um processo fundamental e muitas vezes prioritário.

Se entendes que existem aspectos que gostarias de trabalhar e modificar em ti, dedica-te à tua transformação. Lê a publicação Como mudar hábitos: 4 passos fundamentais.

Aplica-te no momento presente e confia

Vivemos muitas vezes em tensão, cheios de preocupações. Simplesmente parece impossível centrar no momento presente e confiar que tudo é como deveria ser. Se realmente vives o teu presente e realizas as tuas escolhas com consciência e dedicação, porquê a preocupação? O que é preciso aceitar para confiar? Apenas tens o presente e se o cuidares, o futuro será o reflexo desse empenho. Se fizer sentido lê as publicações 7 Ideias para Conseguir Viver o  Presente e 3 Dicas para Praticar a Atenção Plena

Gere expectativas

Aprender como controlar expectativas é muito importante para evitar frustrações. Importa cultivar uma atitude positiva e confiante, mas sem criar apego ou projectar cenários. A prática de Mindfulness pode ser muito útil nesta gestão, uma vez que nos incentiva a estar aqui e agora, usufruindo das múltiplas oportunidades do momento presente.

Pratica a gratidão

Num momento de desamparo ou desmotivação, pega num papel e assenta 10 motivos pelos quais podes estar grata.  Após esta reflexão é possível mudar repentinamente a perspectiva sobre o momento actual. Poderás até percepcionar que os acontecimentos menos agradáveis desencadeiam aprendizagens valiosas. Reconhece e agradece o que já alcançaste e experienciaste. Continua a construir o teu caminho com empenho e confiança. Na publicação A Importância da Gratidão falo um pouco mais sobre este factor.

Descobre e segue um propósito

Quando concilias o ser com o fazer, tudo se encaixa e a realização pessoal é possível. Ages de acordo com o que acreditas ser o correto, seja pela tua educação, experiência, essência ou percepção. As peças parecem encaixar no lugar certo. Geras uma sensação de harmonia que acrescenta algo de valor à tua identidade e sentido de pertença.

Por vezes descobrir e seguir um propósito pode parecer algo abstracto e difícil. Através de 11 ferramentas de auto conhecimento podes orientar essa procura. Descobre o que te enche de entusiasmo e satisfação!

A tua actividade profissional não tem necessariamente de revelar o teu propósito. Um hobbie, por exemplo, pode ser a expressão da tua essência e do teu propósito.

Ser mais feliz pode representar apenas pequenos ajustes, quais os elementos que consideras essenciais?

Foto: Pexels

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 Ideias para viver melhor esta Quarentena

10 Ideias para viver melhor esta Quarentena

Perante o momento que vivemos senti a necessidade de olhar para um artigo já escrito e publicado há bastante tempo sobre relaxamento e reinventá-lo a propósito do que se passa. Transmito algumas estratégias que me têm ajudado e espero acrescentar algo de útil. Ouvir...

7 ideias para a aplicar Reiki no dia-a-dia

7 ideias para a aplicar Reiki no dia-a-dia

O Reiki pode fazer parte da nossa vida de variadas formas. Apesar de normalmente ser mais abordado como terapia complementar aplicada em humanos e animais, esta vertente e filosofia de vida permite-nos cuidar e actuar de uma forma muito mais abrangente. Para quem é...