5 Atitudes para Aumentar a Autoestima

atitudes para aumentar a autoestima

Pexels

A autoestima é umas das mais importantes variáveis psicológicas do ser humano. A valorização que cada um faz de si mesmo interfere significativamente no bem-estar e qualidade de vida.

De modo frequente focamos a atenção em como melhorar a relação com familiares, colegas de trabalho ou com o companheiro. Entre todas estas ligações, a relação mais importante é esquecida. Qual? A relação contigo mesma. É necessário cuidar e nutrir esta relação, para que as outras sejam fortalecidas. Este cuidado é principal base e estrutura que se reflectirá no contacto com os outros. De seguida apresento-te 5 atitudes essenciais para aumentar a autoestima.

Aceita quem és de forma inteira

De forma inteira pressupõe aceitar qualidades, acertos e também os erros. Porque de cada um podes retirar uma aprendizagem. Aceita corpo, mente, emoção e espírito. Afasta a comparação e auto-crítica, identifica que perfeição não existe, cada um trilha um caminho único e incomparável. Ao contrário da resignação, a aceitação é um processo activo e dinâmico que fomenta a mudança. Assim, se reconheces que há factores que gostarias de mudar começa a fazer por isso, sem abandonar os teus princípios e valores.

A construção é contínua, não estanque. Ao longo da caminhada descobres sempre algo mais sobre ti que te orienta. Durante o processo transformações vão ocorrendo, principalmente à medidas que expandes a tua consciência.

Investe em ti

Dedica tempo ao que te dá prazer e proporciona realização pessoal. O que te faz sentir bem? Lista tudo e não deixes de criar tempo e espaço para o que gostas de fazer. Ao reconheceres o que necessitas e o que gostarias de mudar, dedica-te à melhor versão de ti mesmo, única e contínua.

Reconhece e valoriza a tua singularidade

Aumentar a autoestima passa inevitavelmente por apreciar progressos, objectivos cumpridos, persistência e empenho. A validação interna deve superar qualquer opinião ou pressão social. Admira as características ímpares, gostos, conhecimentos, tudo o que faz parte de ti.

Experimenta algo que sempre quiseste fazer

Quando arriscas e tentas fazer algo que sempre quiseste a satisfação e realização são maiores. Mesmo que não atinjas o objectivo à primeira, o que interessa é dar o primeiro passo, tentar e viver a experiência.

Sê a tua prioridade, aprende a dizer não

A dificuldade em dizer não prende-se com a necessidade de aprovação e de corresponder a expectativas.

Se em alguma circunstância reconheces que para o teu bem-estar é importante dizer não, assume a tua vontade. Prioriza o que faz sentido para ti, define os teus limites de forma assertiva. Ouve o que queres e precisas, este é um sinal de respeito por ti mesma!

Estas 5 atitudes podem ajudar a aumentar a autoestima, de forma progressiva e estável.

“Amar a si mesmo é um romance que vai durar a vida inteira.”

Oscar Wilde

como aumentar a autoestima com 5 atitudes

Photo by Anna Sullivan on Unsplash

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *