11 Ferramentas de Autoconhecimento

ferramentas de autoconhecimento

Photo by Pablo Heimplatz on Unsplash

Algumas ferramentas de autoconhecimento podem ser essenciais num processo de descoberta interior. Num mundo que prima pela exposição e materialismo,  é cada vez mais necessário encontrar um espaço pessoal para que possas redireccionar o foco para dentro, identificar e explorar quem és.

 

Existem vários caminhos de autoconhecimento que podem ampliar a consciência sobre ti mesmo, trazendo à superfície questões que permanecem encobertas. A partir deste processo enriquecedor, entras em contacto com padrões de pensamento, emoção e comportamento. Identificas os teus valores, visão de vida e propósito, os teus pontos fortes e aspectos a melhorar. Consegues percepcionar o teu potencial e motivações mais profundas que te orientam no caminho de realização pessoal, profissional e espiritual. O conhecimento de ti mesmo permite-te também aumentar a tua inteligência emocional, melhorar as relações interpessoais e o processo de tomada de decisão.

Assim poderás entender como promover o teu desenvolvimento e ser melhor, a cada dia. Descobre as partes que constituem o todo. Desvenda o teu mundo interior! 

 

“What happens inside always appears outside” Earl Nightingale

 

Ferramentas de Autoconhecimento

 

Escreve num diário

Anota pensamentos, emoções e comportamentos. Observa os teus mecanismos de resposta. Por exemplo, perante uma situação desafiante, como reages? Porquê? De onde surge essa pensamento e emoção? O que gostarias de fazer diferente? O que está a travar um comportamento mais adaptativo? Após algum tempo podes percepcionar factores a trabalhar e melhorar.

 

Experimenta fazer Psicoterapia ou Coaching

A procura de um psicoterapeuta pode dever-se a vários fatores. Nem sempre é necessário estar num situação de maior gravidade para experimentar fazer psicoterapia. Se estás num processo de conflito interior ou se procuras maior entendimento em relação à origem dos teus comportamentos, esta modalidade é uma boa opção. Através do diálogo e diferentes técnicas podes desbloquear e ampliar a consciência sobre a origem das questões desafiantes. Poderás entender a inter-relação entre pensamentos, emoções e comportamentos.

 

Se te sentes perfeitamente funcional, sem sofrimento emocional ou necessidade de exteriorizar alguma problemática, o Coaching pode ajudar-te num processo de orientação. Por vezes perdemos um pouco o rumo, não sabemos de onde partimos e para onde queremos ir. O Coaching nesse sentido é uma das mais importantes ferramentas de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Não só te auxilia a traçar o caminho como te dá valiosas técnicas que auxiliam a alcançar os objetivos.

 

Faz Listas

Através da escrita consegues organizar e simplificar o pensamento. Podes fazer diferentes listas que te trarão com facilidade imensa informação sobre ti. Cada resposta é uma expressão do que és e poderás construir.

 

Por exemplo, podes enumerar:

 

qualidades e defeitos,

 

prioridades e objetivos

 

o que mais gostas de fazer e o que queres experimentar

 

projetos a desenvolver e o que precisas de fazer para concretizá-los

 

os momentos mais impactantes da tua vida e como te influenciaram

 

onde te vês daqui a um ano? E daqui a 5 anos?

 

…e por aí fora, começa a escrever e a desvendar o tanto que há por descobrir. Desenvolverás um momento de reflexão importante para fazer escolhas e seguir caminhos.

 

Leitura 

Vai para uma livraria e deixa-te levar por temas e títulos. O que te chama? O que queres aprofundar? Quais os novos temas que estão mesmo a piscar o olho? Passeia pelo espaço, com a mente aberta e recetiva folheia um pouco. Quem sabe não descobres novos e fascinantes temas por explorar. Tudo o te que cria entusiasmo e vontade fala sobre ti. Os interesses que te movem são também uma expressão do que és.

 

Meditação

Meditar permite encontrar um espaço de silêncio dedicado a ti. Durante o tempo em que meditas trabalhas a tua mente, relaxas e encontras um ponto de equilíbrio.

Enquanto afastas o barulho e confusão, encontras respostas, insights e compreensões sobre as tuas experiências.

Entende também como te sentes contigo mesma. Sentes-te bem? Estás confortável? As interrogações são importantes, pois levam-te ao cerne da questão, ampliando a tua consciência. O treino da mente que desenvolves durante a meditação possibilita-te estimular a atenção plena no quotidiano, estando mais consciente e presente em cada momento.

Se queres dar os primeiros passos na meditação lê a publicação Meditação: 6 apps para praticar

 

Yoga

Como referi na publicação Yoga e seus benefícios, esta prática é também uma forma de auto conhecimento. A modalidade propõe uma maior contacto contigo mesma. A tua consciência corporal é ampliada, e os seus 3 pilares permitem-te usufruir de um momento de reflexão e interiorização.

 

Leitura da Aura

A Leitura da Aura permite percepcionar o campo energético da pessoa, o qual reflecte informação sobre o domínio mental, emocional, físico e energético. De forma presencial ou à distância, o terapeuta pode comunicar como te encontras no momento presente ao nível do teu alinhamento com o propósito de vida, bloqueios, aprendizagens necessárias, memórias de vidas passadas, pactos, desafios a superar e os recursos que já possuis para fomentar o teu crescimento pessoal e espiritual.  Todas as mensagens transmitidas permitirão tomar decisões mais conscientes, modificando e adequando  atitudes e comportamentos para que construas no presente um futuro mais alinhado com a tua essência. Aspectos como padrões de comportamento, crenças e programações limitantes inconscientes são trazidos ao consciente para que possam ser trabalhados. Esta é sem dúvida uma forte ferramenta de autoconhecimento e de expansão de consciência que recomendo vivamente.

 

Reiki

O Reiki  pode ser também uma importante ferramenta de autoconhecimento. Como refiro na publicação Os 5 princípios do Reiki, para além da vertente terapêutica, o Reiki tem como base uma importante filosofia de vida. Ao conheceres e interiorizares os 5 princípios conseguirás perceber quais as facilidades e desafios que encontras na sua aplicação. Tudo isso dá-te informação relevante sobre o que joga a teu favor e sobre o que podes trabalhar.

Por exemplo: Se tens dificuldade em aplicar o principio “ Só por hoje confio” , a questão é O que me impede de confiar? Como posso sentir-me mais confiante e evitar a preocupação?

Interroga-te!

 

Numerologia

Num processo de autoconhecimento a  Numerologia proporciona uma descoberta extensa e profunda. Vários aspetos da tua personalidade e experiência de vida são elucidados através de um estudo Numerológico. Podes ficar a conhecer o teu número de vida, número de expressão, propósito, número de alma, padrões que se repetem de outras vidas e mais.

 

Astrologia

A Astrologia é também uma das ferramentas de autoconhecimento que recomendo. Apenas através da tríade de personalidade formada pelo signo solar, signo ascendente e lua, podes obter imensa informação sobre ti. Se realizares o mapa astral mais conteúdo poderás obter. Recomendo que procures um Astrólogo para que fiques realmente esclarecida.

Com estas ferramentas de autoconhecimento espero que possas explorar quem és e todo o teu potencial.

 

Conhece-te para que possas encontrar o teu equilíbrio.

 

“Quem olha para fora dorme, quem olha para dentro acorda” Carl Jung

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *