Meditação: 6 apps para praticar

melhores apps de meditação

Após a minha prática e pesquisa partilho 6 apps de meditação que vale a pena conhecer.  A meditação remete para o treino da mente, através do qual é possível neutralizar e unificar o pensamento. Ter pensamentos não é uma opção, mas sim uma inevitabilidade. Com a meditação podes sim evitar a dispersão em diferentes áreas (comida, carro, trabalho, família, etc.) e unificar a mente por momentos, proporcionando a longo prazo maior concentração.

Dar os primeiros passos nesta área é desafiante, pois estamos habituados a dividir a mente em diferentes compartimentos. De forma a facilitar a introdução ao tema partilho hoje 6 apps de meditação com maior destaque que podem ajudar a criar e manter práticas frequentes.

6 apps de meditação

 

Insight Timer está no topo da lista e não é por acaso. Descobri recentemente esta opção e fiquei de imediato adepta. Nesta aplicação encontram mais de 5000 meditações guiadas. Podem escolher o intervalo de tempo que querem dedicar para além da finalidade, por exemplo, dormir, reduzir ansiedade e stresse. Para os iniciantes existe uma selecção específica de meditações. Consoante a preferência são apresentadas várias práticas de meditação. Tem ainda disponível música de diferentes estilos, podcasts e imensos artigos com temas abrangentes.

Um dos aspetos que diferencia a aplicação é a possibilidade de verificar quantas pessoas no mundo estão naquele momento a meditar com a Insight Timer. Esta vertente de rede social cria um sentido unificador entre os praticantes.

Outro factor a distinguir é a inclusão do som de taças tibetanas. Na secção timer podem escolher qual a taça tibetana a usar para iniciar e terminar a meditação. Este elemento é muito interessante, devido ao efeito que cada uma pode produzir. Descubram mais sobre taças tibetanas aqui. É gratuita e está disponível para sistemas operativos Android e iOS.

 

Stop, Breathe & Think é uma aplicação gratuita que disponibiliza mais de 50 sessões de meditação guiadas. Estas sessões são breves e fáceis de realizar, distribuem-se por categorias, possibilitando escolher consoante o que mais se adequa no momento. A interface simples e apelativa pode ser um bom estímulo para manter a prática diariamente. Podemos aceder às funcionalidades sem fazer login e aceder a 4 menus que se destacam: “How are you?”; “Learn how to meditate”; “ Listo of Meditations”; “My progress”. A aplicação está disponível para sistemas operativos Android e iOS.

 

Calm é uma aplicação simples de usar que disponibiliza, de forma gratuita, um curso de sete dias com exercícios de meditação guiada. As sete sessões têm uma duração que varia entre os 2  e os 20 minutos, possibilitando a escolha da duração e dos sons que acompanham a meditação. Alguns detalhes de destaque são a voz orientadora e a música de Kip Mazuy, uma forte referência no universo da música para meditação.

Através de um upgrade é possível subscrever outros programas, como o de 21 dias, por exemplo. Esta aplicação permite ainda escolher programas específicos para reduzir a ansiedade e dormir melhor. Está disponível para sistemas operativos Android e iOS.

 

Mindfulness App é considerada uma das aplicações mais acessíveis dentro de uma panóplia de escolhas. Inclui mais de 200 sessões de meditação guiada ou em silêncio (versão premium) originadas por instrutores reconhecidos. O tempo de duração varia entre os 3 e os 30 minutos. Para os iniciantes na atenção plena é disponibilizado um programa de cinco dias. Podemos ainda adicionar lembretes diários e analisar estatisticamente o desenvolvimento da prática. Está disponível para sistemas operativos Android e iOS.

 

Buddhify é uma aplicação paga que apresenta a vantagem de disponibilizar de imediato todas as opções. Estão presentes diversos programas orientados para diferentes objetivos e momentos do dia. As mais de 80 sessões de meditação guiadas têm a uma duração que oscila entre os 5 e 30 minutos.  A aplicação tem o custo de 2,49€, está disponível para sistemas operativos Android e iOS.

 

Headspace é uma das aplicações mais conhecidas no domínio da meditação. A interface bem desenhada e a vasta quantidade de opções de personalização são fatores que contribuíram para o seu destaque. Na versão gratuita estão disponíveis 10 sessões guiadas com a duração de 10 minutos. O responsável pelo projecto, Andy Puddicombe, é o narrador que acompanha o tempo de meditação.

 Com estas 6 apps de meditação experimenta aplicar e implementar estas promissoras práticas no teu quotidiano.

 

2 Comments

  1. Rosalisterapias.pt fico muito grata por toda a informação contida neste artigo aplica-se às minhas necessidades urgentes vou iniciar pelos conselhos mais fáceis para tentar envolver-gradualmente . Bem haja,o meu muito obrigada.maria de Jesus Carneiro

    • Viva, Maria.

      Fico contente por ter conseguido ajudar através desta informação. De facto a meditação traz enormes benefícios e o uso de aplicações pode facilitar a integração da prática no quotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *