loader image
25 jun, 2018

7 Ideias para Conseguir Viver o Momento Presente

Como já referi nas publicações Técnica do Enraizamento, o que é e quando fazer e 3 dicas simples para praticar atenção plena, actualmente necessitamos de empenho para conseguir centrar a nossa energia e viver o presente. Para além de melhorar a comunicação, promover maior produtividade e capacidade de escolha, estar atenta ao que fazes momento após momento, evita estados de ansiedade e cogitação sobre o futuro.

Partilho assim mais 7 ideias que poderão ajudar a trabalhar esta importante vertente, a qual pode transformar por completo uma experiência de vida.

Afirmações positivas

“Aqui e agora eu estou presente e atenta ao que me rodeia.”

 Deixo esta sugestão para interiorizares pelo menos durante 21 dias, um período comumente designado como ideal para desenvolver um hábito. Acredito, contudo, que é em algumas situações pode ser necessário mais tempo. O que importa é definires uma afirmação que te faça sentido e que traduza o que queres implementar no teu quotidiano. Assim facilmente te poderás recordar e ir aplicando.

Cristais

 Jaspe Vermelha, Ónix, Hematite

Os cristais mencionados são alguma opções que ajudam a equilibrar o primeiro chakra, o chakra da raíz. Este refere-se à ligação do corpo energético à terra, sentido de pertença, sensação de segurança e vitalidade. Para casos de distracção constante, inadaptação ou medo este é sem duvida um chakra a equilibrar. Depois de limpares e energizares o cristal que escolheres podes aproximá-lo do teu chakra da raíz e interiorizar a  intenção de estar mais atenta e enraizada em cada instante.

Meditações orientadas para este propósito

Encontras várias meditações que ajudam a trabalhar a tua conexão com o presente. Explora as diferentes opções e começar a aplicar ao teu ritmo.

Florais de Bach (Grupo Falta de interesse no presente):  Clematis, Honeysuckle, Wild Rose, Mustard, Olive, Chestnut Bud e White Chestnut

Um dos setes grupos desenvolvidos por Edward Bach foi o vasto grupo da Falta de Interesse no Presente. Este é um dos mais numerosos, sendo que naturalmente representa a constante distracção do ser humano entre passado e futuro. Aconselho-te a pesquisar sobre cada um e, se fizer sentido, até procurares um terapeuta floral que possa orientar-te de forma mais especifica.

Técnica do Enraízamento

Como já indiquei num artigo anterior, esta técnica simples é de extrema importância para viver o presente com mais vitalidade, evitando  a perda de energia entre situações. Outra opção que te permite centrar com muita facilidade é focar a atenção no tanden. Este localiza-se aproximadamente 5 cm abaixo do umbigo e é o nosso centro natural de gravidade. Este ponto é um grande reservatório da nossa energia vital (ki, chi ou prana).

Mexer na terra, estar em contacto com a Natureza

Caminhar na floresta, praia, ou outro meio na Natureza proporciona momentos maravilhosos de conexão com o que nos rodeia. Esta sugestão é uma das mais impactantes e que pode promover de imediato uma presença muito completa e consciente do que te envolve.

Escolhe um estímulo, por exemplo, uma música que te relembre de estar atenta ao que vives no momento actual

Ao longo do dia, quando te apercebes que já estás enredada entre memórias e projeções coloca uma música que te traga para o presente. Outro estímulo qualquer pode surtir o mesmo efeito, contudo, como já foi provado, a música exerce uma influencia muito forte e imediata no nosso estado de ânimo.

Espero que dentro destas opções encontres a orientação que te ajude a viver o presente e a aproveitar todo o seu potencial.

 

_

Photo by Samantha Gades on Unsplash

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 Ideias para viver melhor esta Quarentena

10 Ideias para viver melhor esta Quarentena

Perante o momento que vivemos senti a necessidade de olhar para um artigo já escrito e publicado há bastante tempo sobre relaxamento e reinventá-lo a propósito do que se passa. Transmito algumas estratégias que me têm ajudado e espero acrescentar algo de útil. Ouvir...

7 ideias para a aplicar Reiki no dia-a-dia

7 ideias para a aplicar Reiki no dia-a-dia

O Reiki pode fazer parte da nossa vida de variadas formas. Apesar de normalmente ser mais abordado como terapia complementar aplicada em humanos e animais, esta vertente e filosofia de vida permite-nos cuidar e actuar de uma forma muito mais abrangente. Para quem é...