Considero que existem algumas atitudes que podem fazer toda a diferença. Tanto em contexto pessoal como profissional, destaco 3 atitudes essenciais para uma vida mais plena, as quais geram condutas que fomentam o teu bem-estar, equilíbrio e realização pessoal.
Investir em conhecimento e educação
Desenvolver talentos, aprender novas habilidades e estimular a criatividades são acções que enriquecem todo o teu percurso de vida. Existe sempre tanto por explorar e aprofundar! Expandir conhecimentos e aperfeiçoar o que já dominas permite uma constante adaptação a novos desafios.
De forma gratuita e à distância muitas plataformas, blogues, cursos online, webinários e masterclasses permitem aceder a vários universos de informação. Apesar do avanço da tecnologia, os livros também mantém a sua importância, sendo um dos melhores investimentos que podes fazer. O prazer de sublinhar e tirar notas permite interiorizar os conteúdos de outra forma.
De forma presencial, os workshops, palestras e congressos são excelentes opções que permitem não só aprender através do que é transmitido pelos formadores e oradores, mas também pela partilha de experiências entre formandos. A oportunidade de aprendizagem é ainda mais enriquecedora. Nunca é tarde para aprender algo e a descoberta da neuroplasticidade veio também corroborar esta afirmação.
Procurar novas experiências
Se gostarias de quebrar a rotina, inovar e introduzir novidade ao teu quotidiano experimenta algo que nunca fizeste! Sai da tua zona de conforto e explora atividades que gerem entusiasmo. Viajar é sempre uma excelente opção, mas não a única.
Qual é aquela atividade ou hobbie que sempre quiseste experimentar, mas continuas a adiar? Agora avança, procura e marca. Se não tens companhia, vai na mesma! Esta é também uma oportunidade de conhecer pessoas novas que podem partilhar muitos dos teus interesses. O comodismo não proporciona crescimento e expansão. Foca no ser ao invés do ter. O ter pouco ou nada acrescenta, mas as vivências enriquecem em vários sentidos.
Cuidar do teu interior e exterior
Já é habitual reforçar a importância de nutrir todas as partes. Repara nos pensamentos, emoções, corpo físico e energia, o que podes fazer para cuidar de cada elemento? Todos são importantes e contribuem para um equilíbrio integral. Nas publicações 11 ferramentas de autoconhecimento e 5 formas de praticar o autocuidado podes encontrar orientação para identificar qual a parte que mais precisa da tua atenção.
Photo by Giulia Bertelli on Unsplash
0 comentários