O Verdadeiro Poder da Meditação

o poder da meditação

Photo by Kalen Emsley on Unsplash

Antes de mais proponho inverter uma ideia pré-concebida que muitas pessoas têm: meditação significa não pensar. Ter pensamentos não é uma opção, mas sim uma inevitabilidade.

A meditação é o treino da mente, através deste é possível encontrar um lugar de repouso e serenidade entre os múltiplos pensamentos que nos habitam todos os dias. Se pensar é uma inevitabilidade e por vezes até bem cansativo, então porque não parar para neutralizar e unificar toda essa dispersão? Entre os pensamentos que surgem, divididos entre as várias áreas da vida, este treino permitirá reduzir a azáfama e voltar ao centro. Aqui observa-se a passagem de ideias sem nos deixarmos ir. Com atitude de observador, à medida que vais identificando os pensamentos deixa-os partir, como um sujeito que aprecia a passagem dos barcos. Se algum detalhe te prende durante mais tempo naquele objecto, importa reflectir sobre o porquê desse pormenor te ter captado.

Entretanto a mente fica serena e a agitação dilui-se. Quando termina a prática, a organização e lucidez é maior. Para além da serenidade e harmonização, ao longo do processo são encontrados padrões e condicionalismos que podem ser alterados. O momento de parar em silêncio para observar permite identificá-los e intervir nos mesmos.

Então, qual é o verdadeiro poder da meditação?

Para além dos vários e frequentes benefícios associados ao domínio cognitivo e físico, o potencial da meditação estende-se à capacidade de alcançar um crescimento pessoal contínuo e sustentado.

Maior autocontrole, através desta prática começas a agir ao invés de reagir, pois pelo treino da atenção no momento presente desenvolves maior capacidade de discernimento e de escolha;

Vivência do quotidiano com maior autenticidade e profundidade. Uma vez que não estás a divagar entre memórias e projeções a experiÊncia do presente é muito mais autêntica e profunda, pois a tua energia está unificada neste momento.

Autoconhecimento, pela observação dos teus pensamentos, emoções, sensações e tendências e assim consequente capacidade crescente para atuar no teu crescimento pessoal;

Visão mais global da tua experiência de vida, identificando as diferentes partes do todo;

O poder da meditação reside também na expansão da consciência. Assim, através da prática trazes à superfície fonte e origem de questões emocionais, tal como identificação de determinantes limitativos como pensamentos automáticos;

 

Maior contacto com a essência, percebendo o que faz sentido e palpita dentro de ti, conhecendo as tuas motivações intrínsecas mais fortes;

 

Equanimidade, evitando deixar-te levar por ondas arrebatadoras, mantendo uma atitude mais neutra e estável perante as ondulações do percurso.

O poder da meditação estende-se a todos estes parâmetros, revelando-se uma simples mas importante ferramenta no caminho de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

No artigo 6 apps de meditação para praticar encontras algumas opções que te podem ajudar a iniciar a prática.

Qual é para ti o verdadeiro poder da Meditação? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *