Em casa é também possível fazer escolhas mais sustentáveis, tendo em atenção os materiais e atitudes face ao que integra o nosso lar. Partilho assim 10 dicas ecológicas para aplicar em casa que, na sua maioria, são sugestões práticas e simples.
Vê também 10 Dicas Ecológicas para o dia-a-dia
Recorre a materiais naturais como o barro, cerâmica e a madeira, em substituição de objetos feitos de compostos de plástico. Outros materiais resistentes e versáteis como o vime, rattan e a cortiça, são alternativas ecológicas muito interessantes que devem ser consideradas na decoração do espaço. A inclusão destes materiais proporciona uma decoração sustentável que poderá, inclusive, evitar gastos extras no futuro. Apesar de algumas opções, como o vime, serem mais comumente usados no exterior também no interior podem ter um impacto positivo, proporcionado um efeito cativante.
Privilegia também o uso de tecidos naturais como o algodão, linho e seda na escolha de roupa de cama, para confecionar cortinas ou para escolher os estofos.
Caso utilizes máquina de café em casa, pesquisa online ou pede indicação no supermercado para a compra de cápsulas de café compustáveis que sejam compatíveis com a máquina que utilizas.
Usa tintas ecológicas na pintura da casa.
Renova e reutiliza móveis, artigos decorativos e utensílios diversos.
Opta pelas lâmpadas de baixo consumo. As lâmpadas de LED custam um pouco mais, mas gastam até 80% menos energia, o que a longo prazo representa uma poupança significativa.
Prefere eletrodomésticos de baixo consumo. Ao comprar um eletrodoméstico prefere os da classe energética A ++ ou A +++, que consomem até 70% menos energia em comparação com os de classe A. A longo prazo esta escolha refletir-se-á também em poupança na conta da luz.
Aproveita a luz natural. Mesmo que não seja possível instalar janelas nos lugares mais adequados ou fazer aberturas no tecto, de forma intencional e atenta é possível evitar o uso de luz artificial quando desnecessário.
Reaproveita excedentes de água no chuveiro para regar plantas, limpar a casa ou outra utilidade.
Escolhe, se possível, sacos ecológicos para o lixo. Recentemente encontrei esta sugestão dada pelo projecto Mind the Trash. Como podes verificar a sua produção implica um impacto muito inferior das emissões de CO2 e o seu material é reciclável.
Todas estas dicas ecológicas para aplicar em casa podem contribuir de forma gradual para mudanças significativas a um nível global.
Tens mais sugestões?
0 comentários