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18 mar, 2018

Yoga e seus benefícios

O Yoga é uma prática milenar que propõe a aprendizagem de práticas e técnicas que promovem o equilíbrio do corpo e mente. A modalidade  nasceu na Índia e assenta em 3 pilares essenciais: técnicas de respiração (pranayamas), posturas de yoga (ásanas) e meditação.

O Yoga surgiu há mais de 5.000 anos, sendo difundido no Ocidente a partir do século XIX. Neste momento é uma prática que conta com inúmeros praticantes em todo o Mundo. Mais do que uma alternativa para exercitar o corpo, o yoga fomenta o equilíbrio e harmonia que, com o tempo, será a base para um novo modo de vida.

Sendo uma prática que te reconecta com o teu corpo, esta pode ajudar a desenvolver uma relação mais atenta e cuidada em relação ao mesmo. Como um processo de auto conhecimento em que vais ao encontro de ti mesmo. Qualquer pessoa que queira aumentar a sua consciência corporal e qualidade de vida pode encontrar no Yoga uma excelente opção.

São vários os estilos, interessa optar pela alternativa que vá ao encontro dos teus objectivos e capacidades. De acordo com o estilo Asthanga podemos destacar oito passos centrais: comportamento ético (yama), regras (niyama), postura (asana), respiração (pranayama), recolher dos sentidos (pratyahara), concentração (dharana), meditação (dhyana) e união (samadhi).

Se queres descobrir mais sobre os diferentes estilos de yoga acessa aqui.

Sabe-se que a prática desta modalidade traz imensos benefícios. Através do Yoga consegues trabalhar força muscular, equilíbrio, postura e flexibilidade Outras consequências positivas são o maior controlo da respiração, relaxamento e consecutiva diminuição da ansiedade. Esta disciplina promove um maior autoconhecimento e conexão com o presente. Propõe o desapego, ou seja, leva-te a desprender de factores que provocam sofrimento, como o medo e repulsa.

A atenção e concentração melhoram consideravelmente, para além de favorecer o sistema circulatório e cardiorrespiratório.

Dados científicos comprovaram que as técnicas de respiração (pranayama) aprendidas no yoga diminuem o stresse e tensão arterial, para além de reduzir os níveis de inflamação do organismo.

Importa procurar uma orientação, de forma colectiva ou individual. Pesquisa um centro de yoga onde possas receber recomendações específicas de acordo com as tuas características e objectivos.

Experimenta 🙂

Foto: Pexels

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