O que é Reiki?

O que é Reiki

Pexels

O Reiki é uma técnica de cura natural que promove o equilíbrio e harmonização do corpo energético. Através da imposição de mãos, o terapeuta canaliza a energia Universal, cósmica (Rei), presente em tudo que nos envolve, para o receptor. O terapeuta e praticante actua como um canal, possibilitando o encontro da energia universal e da energia vital (ki no Japão e chi na China). A fusão de ambas dá origem à energia Reiki.

 

Esta técnica energética surgiu no Japão, na década de vinte do século XX. Mikao Usui foi o responsável pela sua descoberta e difusão pelo país. Durante um retiro de 21 dias no Monte Kurama, o mestre Usui tomou consciência de uma energia capaz de harmonizar e auxiliar no processo de cura. Até à data da sua morte ensinou mais de 2000 pessoas e formou aproximadamente 20 mestres. Em 1994 surgiram os primeiros mestres de Reiki portugueses no estrangeiro. Em 1996 os primeiros Mestres residentes em Portugal iniciam a expansão do método.

 

O Reiki atua de forma global, sendo uma terapia holística e complementar. A sua ação terapêutica atua nos diferentes planos do ser: corpo físico, mental, emocional e espiritual. A harmonização e equilíbrio energético proporcionado conduz a um bem-estar integral, reflectindo um sistema bioenergético equilibrado. No âmbito da investigação científica comprovam-se benefícios como maior bem-estar e vitalidade, menor fadiga, stress e ansiedade.

Apesar de todos os benefícios, é importante gerir expectativas acerca dos resultados e da rapidez de actuação. Em algumas situações os sintomas físicos podem ser aliviados de forma rápida, em outros casos podem ser necessários muitas sessões antes de sentir melhorias.

 

O Reiki poderá actuar primeiro no corpo emocional, libertando emoções como a tristeza ou ira, ou no corpo mental, através da libertação de padrões de pensamento. Cada pessoa é uma combinação única dos quatro factores mencionados (corpo físico, mental, emocional e espiritual) assim a energia actuará sempre de forma específica, incidindo onde é mais necessário em cada ser.

Para que os efeitos da terapia perdurem, o recetor deve dedicar-se ao tratamento da causa, entendendo a origem dos sintomas.

Importa reforçar que, para além da vertente terapêutica, o Reiki tem uma filosofia de vida que é crucial para desenvolver uma atitude preventiva. Os 5 princípios do Reiki (Gokai) são um elemento essencial que também contribui para a manutenção dos resultados da terapia. Sem a sua interiorização e aplicação no dia-a-dia, a terapia será apenas uma forma de dependência e uma muleta.

 

Qualquer pessoa pode receber Reiki e aprender as várias técnicas que este método engloba. Ao longo dos níveis de aprendizagem, é realizado um processo de expansão de consciência e de maior autoconhecimento. 

Não obstante o seu carácter simples e prático, este é um método completo, no qual são aprendidas diferentes ferramentas. Apesar da sua simplicidade teórica, a sua prática é mais desafiante. Com dedicação, persistência e vontade de evoluir, os 5 princípios e a terapia podem transformar uma experiência de vida.

 

6 fatores essenciais sobre a terapia Reiki

 

O Reiki é um método seguro, não invasivo e indolor. Pode ser combinado com qualquer outra terapia.

 

O equilíbrio energético promovido reforça o sistema imunitário, podendo potenciar a resposta do organismo face a doenças.

 

A terapia Reiki pode ser feita presencialmente ou à distância, os efeitos são os mesmos.

 

Esta técnica de cura energética não substitui o tratamento médico convencional. Trata-se de uma terapia holística e complementar.

 

 Não possui conotação religiosa e não implica nenhum tipo de crença

 

O método nipónico não é uma cura milagrosa, nem uma ferramenta de diagnóstico.

 

Se te interessas por esta área terapêutica, aprofunda o tema no site da Associação Portuguesa de Reiki.

 

Descobre ainda 10 benefícios da Terapia Reiki e 12 benefícios do Reiki para animais

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *