Por vezes acreditamos que os animais apenas têm a função de nos acompanhar, acarinhar e admirar. Contudo, olhando com atenção, é possível percepcionar o tanto que podemos aprender com eles. Existem pelo menos 5 importantes lições a aprender com os animais!
Viver aqui e agora
Os animais vivem o momento presente com total atenção e entrega. Aqui e agora aproveitam cada situação com alegria, estando despertos e presentes. Este exemplo deve inspirar-nos a estar e ser em tudo o que fazemos. Ao observar os meus animais percepciono como estão completos e entregues ao que fazem e apreciam em cada instante, seja na corrida atrás da bola, na procura dos biscoitos ou até na observação do que ocorre ao seu redor. São sem dúvida um exemplo de como viver o momento actual com presença.
Amor incondicional e companheirismo
Os animais dão o seu afecto com menos reservas ou defesas. A sua entrega pode ser total, revelando um verdadeiro exemplo de confiança no outro. Expressam a sua essência e dão o seu amor com aceitação e respeito, sem esperar nada em troca. Os animais ficam perto de quem amam, independentemente da personalidade do companheiro humano, o seu estrato social ou crenças.
Espontaneidade e verdade
Ser genuíno e verdadeiro por vezes torna-se difícil para o ser humano. Sentimos a necessidade de corresponder a expectativas e padrões definidos. Com os animais podemos aprender a agir de forma mais espontânea e verdadeira, sem constantes racionalizações. Os animais expressam as suas necessidades de forma directa e objectiva, sem rodeios.
Usufruir dos simples momentos de alegria
Os animais recebem os seus companheiros com euforia e alegria, mesmo que tenham saído há meia hora de casa. A chegada do dono, uma bola saltitona ou um chinelo para roer tornam-se as maiores alegrias. Com a complexidade do mundo exterior, apego e constante procura de prazer, os simples momentos de alegria passam-nos ao lado. Se praticares a primeira lição que eles nos transmitem, começarás a usufruir dos simples momentos de alegria que preenchem os teus dias.
Com alguma atenção e reflexão podemos aprender muito com estes companheiros. Qual a maior aprendizagem que retiras da tua convivência com animais?
Photo by Alain d’Alché on Unsplash
0 comentários