loader image
2 nov, 2018

5 Lições a Aprender com os Animais

Por vezes acreditamos que os animais apenas têm a função de nos acompanhar, acarinhar e admirar. Contudo, olhando com atenção, é possível percepcionar o tanto que podemos aprender com eles. Existem pelo menos 5 importantes lições a aprender com os animais!

Viver aqui e agora

Os animais vivem o momento presente com total atenção e entrega. Aqui e agora aproveitam cada situação com alegria, estando despertos e presentes. Este exemplo deve inspirar-nos a estar e ser em tudo o que fazemos. Ao observar os meus animais percepciono como estão completos e entregues ao que fazem e apreciam em cada instante, seja na corrida atrás da bola, na procura dos biscoitos ou até na observação do que ocorre ao seu redor. São sem dúvida um exemplo de como viver o momento actual com presença.

Amor incondicional e companheirismo

Os animais dão o seu afecto com menos reservas ou defesas. A sua entrega pode ser total, revelando um verdadeiro exemplo de confiança no outro. Expressam a sua essência e dão o seu amor com aceitação e respeito, sem esperar nada em troca. Os animais ficam perto de quem amam, independentemente da personalidade do companheiro humano, o seu estrato social ou crenças.

 Espontaneidade e verdade

Ser genuíno e verdadeiro por vezes torna-se difícil para o ser humano. Sentimos a necessidade de corresponder a expectativas e padrões definidos. Com os animais podemos aprender a agir de forma mais espontânea e verdadeira, sem constantes racionalizações. Os animais expressam as suas necessidades de forma directa e objectiva, sem rodeios.

Usufruir dos simples momentos de alegria

Os animais recebem os seus companheiros com euforia e alegria, mesmo que tenham saído há meia hora de casa. A chegada do dono, uma bola saltitona ou um chinelo para roer tornam-se as maiores alegrias. Com a complexidade do mundo exterior, apego e constante procura de prazer, os simples momentos de alegria passam-nos ao lado. Se praticares a primeira lição que  eles nos transmitem, começarás a usufruir dos simples momentos de alegria que preenchem os teus dias.

Com alguma atenção e reflexão podemos aprender muito com estes companheiros. Qual a maior aprendizagem que retiras da tua convivência com animais?

Photo by Alain d’Alché on Unsplash

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fogos de Artifício e Animais: como ajudá-los?

Fogos de Artifício e Animais: como ajudá-los?

Como orientações para as  próximas festividades que incluam fogo de artifício ou semelhante, partilho algumas medidas para protegermos os animais no caso de sentirem medo e desorientação com a intensidade do som. Na verdade, para alguns animais pode tornar-se um...

Como compreender melhor os animais?

Como compreender melhor os animais?

Face a alguns comportamentos e mudanças que possamos notar, compreender os animais pode ser mais fácil se tivermos em conta alguns factores que nos ajudam a expandir a consciência sobre a sua forma de estar e viver. Podendo assim também sentir maior serenidade,...

Como preparar as férias com os animais?

Como preparar as férias com os animais?

O tema férias e animais é bastante recorrente nesta fase do ano e é realmente importante ter em conta o bem-estar dos animais que nos acompanham, tanto no caso de irem connosco, ficarem em hotel, em serviço Pet-sitting, em casa ou com familiares e amigos. O primeiro...