Enriquecimento Ambiental para Cães

enriquecimento ambiental cães

A estimulação mental, sensorial e física dos nossos animais é muito importante para evitar estados de ansiedade, tédio, agressividade, agitação e um excesso de energia ao fim do dia. De modo a promover um estado de maior equilíbrio durante a nossa ausência ou pouca disponibilidade, importa aplicar recursos e estratégias de Enriquecimento Ambiental. Adaptar o ambiente às suas necessidades poderá sem dúvida promover maior satisfação e saúde.

Partilho algumas sugestões que aplico com os meus animais e que também foram sugeridos por profissionais da área de Treino Comportamental. Em breve partilharei também sugestões mais focadas no bem-estar felino 🙂

Medidas de Enriquecimento Ambiental

  • Usar brinquedos que dispensam comida como Kongs e bolas dispensadoras. Nesta situação o vosso animal precisa de trabalhar para comer, sendo estimulado a nível mental e físico para conseguir obter a sua refeição. Quanto mais elementos diversificados puderem introduzir que estimule a função cognitiva e motora melhor, contudo o nível de dificuldade deve ser ajustado para evitar um estado de frustração que leve ao desânimo e desinteresse.
  • Preparar uma caça ao tesouro. Esconder a ração e/ou alguns biscoitos pelas divisões da casa, para que se possa mover e estimular o olfacto enquanto faz o seu trabalho de busca. Neste caso podem colocar em lugares que impliquem algum desafio, como dentro de uma caixa de sapatos entreaberta com jornal dentro e rolos de papel, dentro de um brinquedo com peluches e/ou peças, atrás das almofadas do sofá, debaixo do tapete, etc.
  • Usar jogos de inteligência, como tabuleiros com diferentes peças que escondem o prémio, labirintos, puzzles, tapete de actividades, peluches quebra-cabeças e mais opções que sejam adaptadas ao vosso animal (porte, idade,temperamento e comportamento) irá estimular a sua capacidade de foco e resolução de problemas.
  • Deixar música ligada num volume moderado ( música clássica, por exemplo) é uma forma de proporcionar um estímulo auditivo importante para o enriquecimento sensorial para além de poder promover relaxamento.

Enriquecer o ambiente, estimulando todos os seus sentidos, promover regularmente enriquecimento físico com actividades diárias (ex: caminhada, corrida, superação de obstáculos, etc), proporcionar enriquecimento social e alimentar, procurando fornecer a alimentação de diferentes formas e até incluindo novos alimentos que não sejam nocivos (ex: algumas frutas), são medidas extremamente importantes para o bem-estar animal e que poderão com certeza evitar a incidência de diferentes problemas comportamentais e psicossomatização.

Procurem as opções que melhor se adequam ao vosso animal na petshop que frequentam ou desenvolvam de forma criativa algumas estratégias em casa que possibilitem ao patudo passar tempo de qualidade sozinho e convosco também, claro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *