Rescue Remedy para Animais

rescue remedy para animais

O Rescue Remedy é a essência mais conhecida do sistema de Bach. Este resulta da combinação de 5 florais, dois dos quais pertencentes ao grupo do Medo, o Rock Rose e o Cherry Plum abordados na publicação Florais de Bach para Animais: o grupo do Medo . A fórmula tem como propósito actuar em situações de crise e emergência. Em relação ao seu uso para humanos, o Rescue Remedy é altamente recomendado em situações como acidentes, lutos, acontecimentos inesperados e muito impactantes e circunstâncias de elevado stress, como uma reunião importante ou entrevista de emprego.

Descobre mais sobre o uso dos Florais para Humanos em:

Florais de Bach: o que são e como tomar?

No que toca aos animais pode e deve ser usado nas mais variadas circunstâncias em que o animal se encontre em crise, em choque e numa situação limite ou de stress agudo.

Pode ser benéfico em situações como:

  • após acidente (ex:atropelamento ou queda)
  • durante e após situações de crise como resgastes de circunstâncias penosas, deslocações inesperadas ou mudanças impactantes.
  • nos primeiros dias de adaptação a um contexto completamente estranho e ansiogénico (ex:associação de acolhimento, clínica veterinária, FAT ou centro de recolha oficial)
  • qualquer outra situação em que o animal se encontre em crise, traumatizado, com medo e/ou agitado.

Não correm o risco de errar ou dar algo que pode não ser benéfico, porque o floral vai actuar sempre consoante a necessidade do animal.
Os florais que integram o Rescue vão desempenhar a função necessária para cada caso. Portanto se observarem qualquer um dos sinais apontados nos vossos animais ou outros esta fórmula poderá ajudar. Para quem actua como voluntário formal ou informal, ajudando animais que encontra na rua ou numa associação, o Rescue pode ser uma grande ajuda.

Administração do Floral

Em situações mais agudas, como após um acidente ou outra situação de elevado stress, importa administrar o floral com uma frequência muito regular, por exemplo dar 6 gotas de 5 em 5 minutos até começarem a ver diferenças no estado do animal. A consistência na administração é MUITO importante. As gotas podem ser aplicadas na mucosa oral do animal (sem colocar a pipeta de vidro na boca), através de seringa de plástico, colher, comida (preferencialmente húmida) ou água.


Pode também ser aplicada em contacto com a pele ou ainda no centro da cabeça entre as orelhas, com movimentos circulares como se estivessem a acariciar o animal. Colocam algumas gotas nos dedos e posteriormente massajam. Este centro e ponto energético é usado na acupunctura e contem células receptoras ultra-sensíveis que absorvem e processam a energia da fórmula com muita eficácia.
Em situações em que o animal está inconsciente ou demasiado agitado esta pode ser a forma ideal para aplicar o Rescue.

A aliança entre os 5 florais que compõem a fórmula resulta num estado de maior calma, controlo, capacidade de superar o medo e amenizar o trauma. Encontram também o Rescue em spray, creme, loção, ou até em rebuçados/pastilhas (para humanos) o que pode facilitar a aplicação, dependendo da situação. A fórmula em creme ou loção pode ser muito útil como medida complementar no tratamento de quadros dermatológicos.

Encontram facilmente o Rescue Remedy em lojas como o Celeiro ou ervanárias.

Qualquer dúvida não hesitem em contactar! 😉

2 Comments

  1. Catia Santos

    Olá
    Recomendaria este floral para idas ao veterinário e andar de carro. Situações que queriam algum stress e ansiedade na minha cadela!!?
    Obrigada.
    Cátia Santos

    • Olá, Cátia. Sim, o Rescue poderá ajudar nessas circunstâncias. Sempre que possível inicie a administração do floral pelos menos duas horas antes da situação concreta que desencadeia stress, dando de 20 em 20 minutos. Pode dar 5 gotas via oral, directamente na boca da sua cadela, contudo sem colocar a pipeta em contacto. Normalmente recomendo dar numa colher, neste caso em que precisa de dar com alguma frequência parece-me o ideal. Se preferir pode também colocar as 5 gotas na ponta dos dedos e massajar no centro da cabeça, entre as orelhas durante uns instantes para o floral ser absorvido. Se tiver alguma dúvida diga-me! Espero que possa notar diferenças 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *