loader image
2 jul, 2019

Florais de Bach para Animais

O sistema de florais de Bach é sem dúvida o mais conhecido e difundido mundialmente. Os 38 Florais foram desenvolvidos por Edward Bach, médico britânico dedicado às  especialidades de Imunologia e Bacteriologia. Após a sua actividade profissional no Hospital Homeopático de Londres, no qual começou a desenvolver vacinas orais com  técnicas homeopáticas, decide, em 1929 partir para o campo e explorar alternativas naturais que permitissem reestabelecer o equilíbrio mental e emocional.  Ao longo do seu percurso como médico pôde observar e analisar como a mente e emoção influenciavam significativamente o processo de recuperação física. Após estudar vários casos  concluiu com determinação de que o padrão mental e emocional dos seus pacientes em relação à vida desempenhava um enorme papel na cura. Assim dedicou-se com convicção e afinco ao desenvolvimento do sistema floral.

Durante a sua pesquisa descobriu que a energia de algumas flores podiam actuar no domínio emocional, potenciando maior equilíbrio. Através dos métodos solar e de fervura verificou a capacidade  de armazenar a energia terapêutica das mesmas. Em 1936 havia completado a elaboração 38 Florais de Bach, os quais dividiu em 7 grupos: Medo, Incerteza e Insegurança, Falta de Interesse no Presente, Solidão, Desalento e Desespero, Cuidado Excessivo com os Outros e Hipersensibilidade a Influências e Opiniões Externas.

Ao longo do seu trabalho com os florais, o médico percepcionou também que estes podiam não só beneficiar os humanos, como animais e plantas. A sua eficácia nestes seres vivos permite descartar logo à partida o efeito placebo. Considerando o crescente interesse no bem-estar animal, torna-se cada vez mais usual utilizar a terapia floral para animais. Se por um lado o floral poderá actuar num quadro emocional evitando que seja desencadeada uma doença psicossomática, por outro lado o floral pode também ser um bom aliado para equilibrar o estado emocional que deriva de patologias que ocorrem na fase geriátrica, acidentes,trauma, mudanças, contextos de stress diversos e outras situações variadas.

Os florais podem ajudar em diferentes situações:

  • medo (diferentes tipos e intensidade)
  • ansiedade e stress
  • irritabilidade
  • hiperactividade
  • letargia, depressão e apatia
  • intolerância face a outros animais e pessoas
  • comportamentos de dominância e submissão
  • dificuldades durante o treino
  • recuperação de situações de choque e traumáticas, como maus-tratos, abandono ou acidente, recuperação pós-cirúrgica e mais contextos.

Para além da componente mental e emocional, existem alguns florais que podem ser muito úteis em situações de fadiga e desgaste físico  e em quadros dermatológicos, sendo até possível e recomendado aplicação tópica com soro fisiológico. Em algumas situações  são observados resultados em poucos dias ou semanas, contudo cada caso é único e pode requerer ajustes, mais tempo e outras intervenções adicionais.

Através desta imensa contribuição, Bach pôde unir a sua vontade de ajudar a humanidade com o seu amor pela natureza, sentido desde a infância.
Encontrei nos florais, tal como no Reiki, uma terapia complementar ideal para os animais, pois é inócua, versátil, sem efeitos colaterais e pode ser conjugada com qualquer outra intervenção, seja alopática ou homeopática, uma vez que se trata de uma vertente vibracional.  A energia específica das flores, árvores e arbustros silvestres actuam na causa (o aspecto mais importante) do sintoma e na própria sintomatologia. Em breve falarei mais sobre esta terapia para animais e irei esmiuçar alguns aspectos importantes!

Descobre mais sobre este sistema floral em Florais de Bach: o que são e como tomar?

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Regresso à rotina: 5 dicas anti-stress para animais

Regresso à rotina: 5 dicas anti-stress para animais

Com o retorno gradual às rotinas de antes ou semelhantes partilho 5 dicas anti-stress para animais, de modo a que possam sentir maior conforto e capacidade de adaptação face a contextos desafiantes, como uma ida ao veterinário, viagens, tosquia entre outras. Partilho...

Florais para Animais: dúvidas e respostas

Florais para Animais: dúvidas e respostas

Partilho hoje alguns pontos essenciais sobre a aplicação dos florais de Bach para animais tendo em conta as dúvidas mais frequentes que têm surgido sobre a mesma. Os florais são extractos líquidos de flores que contêm características vibracionais que contribuem para...

Como funcionam os Florais de Bach?

Como funcionam os Florais de Bach?

Na análise para além das partículas mais ínfimas da matéria sabemos que a energia existe em tudo o que nos rodeia. A comida que ingerimos, o ar que respiramos e até nos objectos inanimados que utilizamos. Através da energia vital externa que existe nas flores,...