Florais de Bach para Animais: vitalidade e força

Entre os 7 grupos definidos pelo Dr. Bach, encontramos alguns florais específicos que promovem maior vitalidade e força nos mais variados contextos. Importa realçar que nenhum destes 6 florais irá curar ou actuar directamente na patologia, mas poderão sim dar suporte na recuperação e face a uma condição crónica, aumentando a vitalidade, força e interesse pelo o que os rodeia.

Olive

O Olive é indicado para situações de exaustão física e mental, independentemente das causas. Após ou durante um período de elevado stress e/ou doença, convalescença ou perda de vitalidade devido a desgaste físico, relacionado, por exemplo, com a fase geriátrica, alergia ou dor crónica. Assim pode ser muito benéfico para animais idosos, resgatados ou doentes. No contexto dos florais mais indicados para recuperar a vitalidade e a força, o Olive poderá ser o indicado para casos mais extremos.

Wild Rose

O Wild Rose é indicado para um estado de apatia, fadiga, prostração, resignação e indiferença face a estímulos que normalmente eram do interesse do animal. Poderá ajudar em situações  em que após um longo período de exposição a factores de stress ocorre um entorpecimento emocional e desistência perante a vida. Ajuda a recuperar força e vitalidade durante a fase geriátrica, convalescença e actua como suporte face a uma patologia que se torne mais desgastante a nível físico.

Elm

O Elm pode ser indicado para situações de esgotamento e stress que derivam de sobrecarga de tarefas ou actividades. Pode ser muito benéfico para cães de terapia e de assistência, de busca e salvamento e para qualquer outro animal do qual se espere o desempenho de funções. Ajuda a reduzir o stress e desgaste durante uma fase de treino mais intensa e exigente; em contextos com muitos estímulos que se sobrepõem e cansam o animal; mudanças abruptas e profundas que implicam a adaptação a um ambiente completamente diferente. Pode ainda ser muito benéfico na fase de socialização, na qual tantos estímulos são novos e podem assoberbar o animal.

Oak

O Oak pode proporcionar maior força e resistência a um animal com dificuldades na locomoção, que apresente dificuldade na marcha, ao levantar ou deitar. Num caso de artroses, por exemplo, pode ser muito benéfico como medida complementar que aliviará também o stress derivado dos sintomas, para além de aumentar a energia vital. Útil em qualquer circunstância que requeira maior resistência e força perante a perda de vitalidade, tanto a nível físico como emocional. Assim em contextos de recuperação durante tratamento médico ou após situações que possam impactar significativamente física e emocionalmente, este floral poderá ajudar.

Hornbeam

O Hornbeam é um floral que proporciona maior força em contextos de stress e doença, permitindo manter um estado de consciência alerta, responsivo, focado e uma atitude dinâmica face a estímulos como som e movimento. Este floral pode ainda auxiliar num contexto de convalescença, letargia ou quadro patológico mais sério que possa desencadear um estado depressivo moderado.

Gentian

O Gentian está muito associado ao conceito de resiliência, sendo indicado para dar suporte em fase de convalescença, perda de vitalidade e desânimo. Num quadro mais moderado de desgaste pode fazer a diferença, dando motivação  e força para recuperar. Útil ainda  face a perda de apetite e passividade inabitual.

Gosto sempre de reforçar de que estas descrições servem apenas para poderem ganhar uma percepção geral em relação ao potencial da terapia floral como instrumento de cura para os nossos animais.

De modo a conseguires um floral adaptado a todas as necessidades do teu animal, podes entrar em contacto e tirar qualquer dúvida 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *