Florais de Bach para Animais: stress e ansiedade

florais de bach para animaisflorais de bach para animais

Entre os sete grupos do sistema de Bach, encontramos alguns florais que podem ser indicados em casos de stress, ansiedade, irritabilidade e agitação. Abordo em linhas gerais a possível aplicação de cada um, não deixando de frisar que cada caso é único e mesmo quando duas situações parecem muito semelhantes, os florais e combinações poderão ser diferentes.

Agrimony

Adequado para stress, desconforto e agitação notáveis que podem derivar da acção de agentes irritantes na pele como ectoparasitas (pulgas, carraças, piolhos e mosquitos). Durante a recuperação de uma situação de maltrato agudo este floral poderá ajudar a tranquilizar e a amenizar o desconforto. Pode também contribuir, em paralelo com outros florais como o Cherry Plum, para reduzir movimentos repetitivos e sincopados, como a mordedura constante que se pode dever a lesões ou prurido em quadros de patologia dermatológica. Também será possivelmente aplicável em contexto de ansiedade de separação ou em qualquer outra situação ansiogénica que promova agitação e visível desconforto.

Impatiens

O seu uso é semelhante ao Agrimony, podendo complementar a sua acção no caso de existir agitação e desconforto face a acção de ectoparasitas.
Contudo, destaco a aplicação em estados generalizados de ansiedade, impulsividade e irritabilidade. Poderá ser indicado para um animal que revela agitação e intolerância na espera para sair à rua, para comer ou outra actividade que lhe seja apelativa. No treino de controlo de impulsos, um exercício que pode integrar um programa de obediência básica, pode ajudar ao animal a esperar pelo comando e pedido do companheiro humano, contendo a impulsividade

Vervain

Indicado para animais hiperactivos e tensos que tendem a expressar um excesso de energia através de movimento constante, vocalização excessiva, saltos ou corrida atrás de veículos. Pode assim ajudar em casos em que o animal revela dificuldade para parar e descansar, podendo ainda manifestar comportamentos desafiadores, incessantes e muito insistentes.  É importante consultar o veterinário para descartar a hipótese de hiperterioidismo ou outras causas físicas.

Sweet Chestnut

Indicado para situações em que o animal acumula tensão devido a estar confinado a um espaço pequeno, desconfortável e/ou preso ou ainda por outras razões que provoquem elevado stress que pode não
ser expressado. O stress pode atingir um nível elevado que possivelmente desencadeará comportamentos inesperados e explosivos. Um contexto de tédio e aborrecimento promovido, por exemplo, pela falta de enriquecimento ambiental, pode provocar um acumular de tensão. Noto pela minha experiência que os animais que necessitam deste floral nem sempre evidenciam claramente este estado de tensão, sendo que o uso da radiestesia tem sido muito importante para identificar e integrar o Sweet Chestnut nas fórmulas personalizadas. Por detrás de alguns comportamentos como intolerância face a humanos ou animais, pode estar implicado um estado de tensão mental elevado que será amenizado com este floral.

White Chestnut

Este floral é também adequado para situações de stress e tensão mental intensa, que podem ou não ser muito evidentes. Noto que é aplicável para um vasto leque de situações ansiogénicas, intensas e prolongadas no tempo. Ao contrário do Sweet Chestnut, o acumular de tensão pode ser moderadamente inferior devido à possibilidade de gastar e expressar esse excesso de energia.

Cherry Plum

Volto a indicar este floral, já abordado na publicação Florais de Bach para Animais: o grupo do Medo. Pode ser um bom complemento a qualquer um dos outros florais, sobretudo se existe notória perda de controlo face a pessoas, animais, estímulos inanimados ou em situações desconfortáveis. Poderás ser essencial para reduzir a manifestação de comportamentos obsessivo-compulsivos.

Um dos aspectos mais interessantes e cativantes da terapia floral é a possibilidade de conjugar diferentes florais, obtendo uma fórmula única que irá atender às necessidades específicas de cada Ser proporcionando o equilíbrio mental e emocional que se reflecte também naturalmente no bem-estar físico.  

Se sentes e identificas que o teu animal pode beneficiar desta terapia entra em contacto via e-mail rosalisterapias@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *