Florais de Bach para Animais: relação com os outros

florais de bach para animais

Após abordar por aqui diferentes grupos de florais de bach para animais (Medo, Stress e Ansiedade, Vitalidade e Força)  tendo em conta o foco em comum, chega a vez de partilhar alguma informação sobre essências que são importantes quando o tema é o relacionamento com os outros e/ou o meio.  

O Beech é um floral que é frequentemente necessário em situações em que o animal não tolera e aceita um novo elemento na família, seja outro patudo ou humano. Para animais que não conseguem permanecer na mesma divisão sem gerar conflito este é normalmente um dos florais a incluir na fórmula personalizada. Em outros contextos, como evitação de pessoas e intolerância face a determinados estímulos o Beech poderá ajudar a amenizar a reacção.

O Chicory é um floral que poderá atenuar comportamentos que revelam possessividade, apego e dependência emocional. Por exemplo, pode ser aplicado para uma situação em que o animal segue o companheiro humano para todo o lado sem manter uma distância e limites saudáveis. O animal pode até não conseguir ficar sozinho, sem a companhia do tutor criando um quadro de ansiedade de separação. Adequa-se também quando o animal tenta captar a atenção insistentemente, sendo inflexível se o humano não corresponde ao que ele pede. É importante não reforçar esse comportamento, ignorando sempre que possível. De forma a fomentar a independência emocional este e outros florais podem ajudar. A resposta que damos perante este comportamento é também muito importante.

O Vine é um floral que poderá ser indicado para animais que revelam atitudes dominadoras e autoritárias. Se o animal expressa um comportamento desajustado de dominância e agressividade perante outros que sejam mais submissos ou débeis é necessário intervir para atenuar essa manifestação. Em situações em que existem vários animais em casa e verificamos ainda intolerância e dificuldade na adaptação entre eles este será um bom floral a conjugar com o Beech durante a terapia.

O Centaury é um floral que poderá ser adequado para o animal que se submete a um perfil Vine (dominador e agressivo) sem se defender.
Ajuda a reduzir uma atitude passiva e submissa o que irá contribuir para a definição de limites e possível mudança de comportamento do animal que domina.  Frequentemente um dos florais para o medo é também adicionado, pois é uma emoção que motiva a submissão.

O Floral Water Violet pode ser indicado em situações em que o animal tende a isolar-se e a colocar-se de parte.  Algumas das causas que motivam este comportamento podem ser a perda de sentidos como a visão ou audição, doença ou socialização tardia.  Quando o animal revela um nível de indiferença e autossuficiência que interfere no vínculo com o companheiro humano e outros animais, este floral é uma das hipóteses a considerar.

O Rock Water é um dos florais mais importantes tanto para animais como para nós, sendo também um dos mais frequentemente usados nas fórmulas personalizadas. Trabalha a rigidez, aumentando a flexibilidade e a capacidade de o animal modificar e adaptar o seu comportamento. Como que permite dissolver velhas estruturas para que possa assim expressar novas formas de Ser e estar. É o único floral que não tem origem botânica, pois provem de água de nascente com propriedades terapêuticas.

No que toca aos florais de bach para animais, este é sem dúvida um dos grupos que reuni mais interessantes e importantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *