Aromaterapia para Animais: como os pode ajudar?

aromaterapia para animais

A Aromaterapia para animais é um tema relativamente frequente quando abordamos o tema das terapias complementares. O contacto com o aroma de um óleo essencial desencadeia de uma forma muito imediata, tal como acontece com o Ser Humano, uma determinada resposta emocional nos patudos que nos acompanham. Perante a informação do estímulo olfactivo recebida e processada pelo bulbo olfactório, ocorre uma influência no sistema límbico, o nosso cérebro emocional. Este sistema é constituído por diferentes partes como o tálamo, hipotálamo, hipocampo e outras, que estão implicadas na origem de emoções, mas também se relacionam com a memória e aprendizagem. O efeito do aroma permite-nos desse modo actuar em diferentes emoções como o medo, tristeza e raiva. Tendo em conta a influência tão directa no domínio emocional é-nos fácil perceber que em variadas situações o uso da Aromaterapia é um forte recurso terapêutico tanto para os patudos, como para nós caso também estejamos expostos ao mesmo.

Naturalmente que em algumas situações mais persistentes e duradouras, pode ser necessária uma exposição mais regular, atendendo sempre a factores essenciais para que a experiência seja o mais agradável e positiva para eles. Também no caso de surgir um imprevisto, uma situação de stress momentâneo, por exemplo, o contacto com o aroma será no imediato um suporte para ajudar o animal a gerir melhor as suas emoções.
Outra principal vantagem da Aromaterapia é o facto de poder ser usada com animais que não permitem contacto e que são mais sensíveis à manipulação. Seja qual for a situação precisamos sempre de ter em conta que a exposição ao aroma deve ser leve e gradual, atendendo sempre ao modo como respondem face cada aroma, como sinais de aceitação ou rejeição. O cão, o gato e outros mamíferos têm uma sensibilidade olfactiva muito superior, sendo que mesmo a nível anatómico existem grandes diferenças em comparação ao Ser Humano.

Se consideras que a Aromaterapia para Animais é um tema que te interessa está atenta às próximas publicações e aos escolheres os óleos essenciais a usar, recomendo que optes sempre pela marca dōTERRA. (O que são Óleos Essenciais?; Óleos Essenciais: porquê escolher doTERRA)

Se tiveres alguma dúvida sobre como ajudá-los através da Aromaterapia não hesites em contactar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *