6 Formas de Praticar o Autocuidado

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Photo by Marta Boixo on Unsplash

A prática de autocuidado é essencial para restabelecer e manter o equilíbrio. Como referi na publicação 5 atitudes para aumentar a autoestima, cada um deve valorizar-se e nutrir a relação consigo mesmo. O autocuidado é um elemento essencial nesta importante relação. Este torna-se absolutamente necessário face às exigências externas, podendo assim evitar efeitos negativos do stresse ou até uma futura situação de burnout.

Cuida da mente, emoção, corpo e espírito

Estes quatro factores são essenciais para cuidar do ser como um todo. Por vezes, quando se inicia um caminho de expansão de consciência em que a vivência da espiritualidade é fascinante, cria-se a ideia de que o corpo ou o lado material tem menos relevância. Contudo, o corpo é o que nos permite viver, dançar e entrar em contacto com tantas experiências maravilhosas. Cada componente que faz parte de quem somos precisa de atenção e cuidado e são tantas as opções a escolher para nutrir cada um! Podes optar por uma alimentação equilibrada, prática de exercício físico, Psicoterapia, Coaching, Reiki, Tai-chi, Yoga entre tantas outras hipóteses. Reflecte como podes incluir no teu quotidiano actividades que promovam cuidado e equilíbrio entre estes quatro planos.

Cria tempo só para ti

No meio de tanta interacção real e digital, já não sabemos estar sozinhos. Contudo é importante desfrutar de um momento a sós, seja em silêncio, a meditar, com música, na natureza, tanto faz. Usufruir da própria companhia é um dos mais belos achados. Dedica tempo a ti mesma, ao que te faz sentir bem. O que mais gostas de fazer? O que andas há meses para experimentar?  Neste momento é possível reequilibrar e carregar energias, estás mais consciente de ti mesmo e, posteriormente, mais disponível para voltar aos outros. Boas relações com os outros dependem em grande parte da relação que estabeleces contigo mesma.

Faz pausas

A produtividade é um tema muito abordado e sobrevalorizado. A palavra sucesso pode assumir diferentes formas, seja qual for a tua representação, precisas de estar bem para desfrutá-lo. Independentemente do contexto profissional, procura pausar de vez em quando. A pausa é crucial para retomar o trabalho com mais energia e maior capacidade de foco.

Pratica a autocompaixão

Compreende, perdoa e aceita as decisões e escolhas que neste momento podem parecer erradas ou insuficientes. As expectativas externas e internas são tantas que por vezes damos connosco profundamente insatisfeitos por não conseguir corresponder ao que é esperado e definido por nós mesmos. É necessário cultivar mais leveza, perdão e autoaceitação. Sê bondoso contigo, tal como és com os outros.

Sê mais paciente e aprecia o que já alcançaste

A velocidade estonteante em que vivemos não favorece o trabalho da paciência. Habituamo-nos a ter tudo agora e rápido. Contudo, é necessário exercitar a habilidade de manter uma atitude de serenidade durante a espera. Lembra-te também de reconhecer e admirar o que já fizeste!

Muitas vezes a falta de sono, sedentarismo, desmotivação e alimentação desequilibrada provocam cansaço, que por sua vez aumenta a impaciência. Assim questiona-te: como posso sentir-me com mais energia durante o dia? Como posso vivenciar o tempo de espera com maior serenidade e alegria?

Faz o que te dá prazer

Dedica tempo aos teus hobbies, e se não os tens cria-os! Para uma perfeita harmonia os momentos de lazer também devem fazer parte dos teus dias. Cria uma lista de 20 actividades, gestos ou pequenas coisas que te fazem sentir bem. Recorrer a esta lista é uma forma de promover o bem-estar.

O que mais gostas de fazer para cuidar de ti?

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