5 Dicas para Relaxar num Instante

Foto Pexels

Actualmente as rotinas são aceleradas e exigentes. Para prevenir situações de maior desgaste importa recorrer a algumas dicas para relaxar num instante.

 

Ouvir Música

A música exerce uma grande influência sobre todo o sistema nervoso autónomo, o qual controla as acções involuntárias. Deste modo a música influencia os batimentos cardíacos, , tensão arterial e o sistema límbico, responsável pela regulação das emoções.  Assim podemos e devemos usar este recurso para melhorar a disposição ao longo do dia. Criar uma lista de reprodução com músicas que transmitam calma, como sons da natureza, por exemplo, pode proporcionar momentos de grande tranquilidade.

 

Mindfulness

Praticar a atenção plena é uma boa alternativa para focar no momento presente e assim evitar a constante tendência de pensar no passado e projectar o futuro. Não é necessário despender muito tempo, apenas cultiva esta atiude pouco a pouco e usufrui da presença  que proporciona.

 

Pequenas pausas

Durante o trabalho, ou outra situação exigente, fazer pequenas pausas é importante. Se possível caminha um pouco, contempla o exterior e deixa-te envolver. Aproveita para fazer alongamentos e, se necessário, deixa lembretes para que te lembres de parar um pouco. Os pequenos momentos de pausa ajudam a distrair a mente, aliviar a tensão e assim voltar à situação com maior capacidade de foco. Se trabalhas em casa experimenta fazer uma sesta entre 10 a 20 minutos. Este é o período de tempo ideal, se prolongares  a sesta entras em ciclos de sono mais profundos e ao acordar podes ter mais dificuldade em manter-te desperta.

 

Visualização criativa

Este é um dos meus métodos favoritos para relaxar, basta fechar os olhos e imaginar uma situação que transmita serenidade. A visualização promove um relaxamento mental que também se reflecte no corpo físico. Deixa-te levar para um cenário de sonho, viaja sem sair do lugar e desfruta dessa sensação de bem-estar e descontracção. Se preferires usa uma visualização guiada que te pareça agradável.

 

Respiração consciente 

A respiração é um gesto eficaz que permite influir no estado físico e emocional. Em qualquer lugar e em segundos, a respiração consciente assume-se como uma importante ferramenta. Experimenta o seguinte exercício: inspira contando mentalmente até quatro, de seguida expira contando novamente até quatro. Faz a inspiração e expiração pelo nariz. Mais oxigénio para os pulmões promove uma distribuição mais rica de nutrientes pelo corpo! Este simples processo ajuda a reduzir o stresse e melhorar a atenção.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *