4 Livros Essenciais sobre Relacionamentos

livros essenciais sobre relacionamentos

Photo by IB Wira Dyatmika on Unsplash

Juntei alguns livros que fornecem conteúdo muito útil no que diz respeito aos relacionamentos interpessoais. Apesar de alguns deles estarem mais focados na relação de casal, alguns temas são também aplicáveis em outro tipo de relacionamentos.

“O Corpo Fala” de Pierre Weil e Roland Tompakow

Este livro é já bastante conhecido e referenciado na área da comunicação não-verbal e agrega a contribuição de um psicólogo e de um artista. De um modo prático, simples e divertido concede-nos imensa informação sobre como revelamos o que pensamos e sentimos através da expressão corporal. Entendemos como tantos gestos e expressões que realizamos de forma inconsciente transmitem imenso sobre o nosso mundo interno. Na primeira parte do livro estão apresentados alguns princípios que regem e conduzem o nosso corpo e posteriormente verificamos como estes se manifestam através de expressões e gestos.

As ilustrações presentes são cativantes e esclarecem de forma cómica e prática como falamos com o corpo em tantos contextos! Os autores apresentam ainda uma tradição antiga a qual associa a esfinge ao corpo do Homem. Sendo a esfinge composta por quatro partes temos a seguinte associação: Boi – Abdômen – Vida instintiva e vegetativa ; Leão- Tórax – Vida Emocional ; Águia – Cabeça – vida mental e o Homem seria a consciência e domínio das três inconscientes anteriores. Tendo em conta esta relação, são apresentados diferentes contextos e situações que revelam como cada parte do corpo se expressa e o que realmente comunica. Começamos a compreender como o nosso corpo fala em situações de expectativa, acusação, firmeza, desconfiança, desafio, culpa e perante tantas outras circunstâncias, sentimentos, emoções e atitudes.

A percepção alargada e mais minuciosa sobre a nossa própria linguagem corporal e a comunicação não-verbal do outro permite sem dúvida melhorar o relacionamento interpessoal, sendo que podemos entender com maior clareza e nitidez o que é realmente comunicado. Desse modo podemos também de forma mais autoconsciente adequar a nossa comunicação.

“Rosas e Espinhos no Amor de Casal” de José María Doria

Neste livro o autor, investigador e pioneiro do paradigma Transpessoal responde a 44 perguntas e situações mais frequentes que surgem nas consultas de terapeutas especializados na área dos relacionamentos amorosos. As perguntas que encontramos são realmente pertinentes pois são frequentemente motivo de dúvida, desorientação e confusão nesta área. As respostas dadas pelo autor estão naturalmente inseridas dentro do contexto transpessoal e são reveladas de forma objectiva, incluindo até alguns passos e indicações muito enriquecedores para cada caso. Contudo, o autor também propõe reflexão e autoindagação por parte do leitor. Para que à medida que vamos entrando em contacto com os temas possamos descobrir qual é a nossa verdade e perpectiva sobre a vivência que se apresenta. Promove imenso autoconhecimento e insight sobre como nos posicionamos face a tantas circunstâncias no contexto de relação. Leva-nos ao conhecimento mais profundo e ponderação sobre a dependência emocional, poligamia, ruptura, ciúme, violência, desapego e tantos outros tópicos.

Através desta leitura é possível ver para além do óbvio, expandir horizontes e muito provavelmente desfazer preconceitos sobre a relação em casal.

“As 5 Linguagens do Amor” de Gary Chapman

Neste livro o autor aborda 5 linguagens do amor diferentes: palavras de apreço, atos de servir, receber presentes, tempo de qualidade e contacto físico. No aprofundamento destas linguagens, o conselheiro matrimonial revela a importância e papel de cada uma e de que modo servem para reforçar o vínculo entre o casal. O autor indica ainda como estas linguagens se expressam e estão presentes no quotidiano do relacionamento e como cada uma pode ser comunicada, aplicada e aprimorada. É interessante percecionar, através de alguns casos apresentados, como cada elemento do casal pode ter preferência por uma linguagem diferente e como é possível conciliar e corresponder à escolha de cada um.

Notamos como é possível de forma simples e prática melhorar a relação através de gestos e atitudes que podem realmente transformar e melhorar significativamente a relação de casal. Considero que algumas linguagens apresentadas são perfeitamente aplicáveis e muito importantes em outros relacionamentos interpessoais.

“Fala-nos do Amor” de Osho

Com base num dos excertos mais apreciados de O Profeta – o capítulo dedicado ao amor, Osho revela um caminho de reflexão e discussão com o sábio e poeta Kahlil Gibran sobre a vivência do amor. Tal como em “Intimidade” e “Amor, Liberdade e Solitude”, Osho partilha a sua visão ousada, inovadora e inspiradora sobre o amor em casal. Contraria o sentimento de posse e ansiedade que nascem do medo. Reforça uma ideia que aprecio particularmente a qual se refere à vivência da união com espaço. Salienta a relevância de respeitar a individualidade de cada e conciliar com harmonia o tempo e espaço vivido em casal como o tempo e espaço dedicado a cada um. Ambos podem ser perfeitamente conciliáveis e desse modo os elementos da relação podem preencher as suas taças de forma a continuarem a transbordar e partilhar. Fala-nos muito da liberdade e do seu papel tão importante. Refere como importa permitir que o outro seja quem é, sem tentar moldar ou modificar, mas respeitar a sua expressão livre.

Aborda ainda o tema do respeito, o olhar de principiante na relação, amizade, ciúme, dedicação, autenticidade, desapego e muitos outros temas. Tal como em alguns exemplo acima, determinadas ideias e abordagens são também aplicáveis em outros relacionamentos interpessoais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *