3 Livros de Desenvolvimento Pessoal Essenciais

livros de desenvolvimento pessoal essenciais

Foto Pexels

Existem vários livros de desenvolvimento pessoal que podem promover a mudança, melhoria e crescimento. Ao longo do último ano encontrei diferentes exemplos que contém ensinamentos valiosos e conteúdos inspiradores. Na partilha de hoje abordo três livros que motivam reflexões e aprendizagens profundas, passiveis de ser aplicadas nos diferentes planos da vida.

 

“Amar e Ser Livre” de Sri Prem Baba

Este livro de 131 páginas precisa de ser lido e relido ao longo da vida. Não quero dizer que os próximos que irei abordar não sejam merecedores da mesma atenção, contudo esta obra foi uma das mais impactantes que encontrei até ao momento. Não se trata apenas de um convite para reflectir e interiorizar novas perspectivas sobre a relação de casal ou outras, esta é sem dúvida uma proposta extremamente interessante que nos leva a um mergulho na história pessoal e única de cada um. Ao longo dos temas abordados como a autorresponsabilidade, família, desapego, intimidade, controle, orgulho entre tantas outros, vamos encontrando valiosas aprendizagens, tal como interrogações que promovem  um autoconhecimento e trabalho profundo. Ao encontrares-te com a tua historia, raízes, causas e porquês mais escondidos podes iniciar, com dedicação e motivação, uma transformação interior que irá, inevitavelmente, ser reflectida nas relações que estabeleces. Este é um livro delicado, intenso e até provocativo, mas sem dúvida inesquecível.

 

“A Fascinante Construção do Eu” de Augusto Cury

Nesta publicação, o reconhecido autor aborda a complexa construção da mente humana fazendo referência a diversos temas e questões que integram todo este elaborado percurso. Salienta algumas atitudes essenciais a ser desenvolvidas pela grávida, as quais influenciam o desenvolvimento do feto após o nascimento, indica tipos de memória, formas de raciocínio e pensamento, autoconsciência, inteligência emocional e mais. Um dos focos principais refere-se à necessidade de investir mais em técnicas pedagógicas que promovam a capacidade dos alunos em construir argumentos, reflectir e associar conceitos, não se limitando à simples reprodução e imitação do que é ensinado. Augusto Cury apela à construção de pensadores, capazes de arquitectar o seu pensamento de forma mais livre, criativa, espontânea e inovadora, evitando cair num padrão limitativo de repetição. Neste sentido, partilha técnicas pedadógicas muito interessantes e fáceis de aplicar tanto em contexto familiar como escolar, que potenciam um raciocínio multifocal, indutivo e abstrato o qual permitirá a construção do pensamento e não apenas a sua reprodução. Deste modo é possível interpretar a informação através de diferentes ângulos e sermos autores de um processo construtivo mais abrangente e completo.

De igual modo destaca a importância de focar o ensino não só das habilidades como das sensibilidades, sendo que factores com a autogestão emocional, tolerância à frustração, empatia, entre outros, são elementos tão relevantes como a capacidade de raciocino ou de memorizar 20 páginas. Entre várias explicações e notáveis descrições dos conceitos, ressalta ainda a a adaptabilidade e flexibilidade como recursos indispensáveis a nutrir na gestão da mente.

A abordagem concisa e práticas dos vários conceitos permite um entendimento da origem e desenvolvimento de diferentes processos mentais. Este é sem dúvida um livro a adquirir por quem admira e procura saber mais sobre a complexidade da psique humana.

 

“As Quatro Verdades” de Don Miguel Ruiz

Nesta obra o autor explora quatro verdades: “Sê impecável com a tua palavra; “Não leves tudo a peito”; “Não tires conclusões precipitadas” e “Dá sempre o teu melhor”. Cada um destes ensinamentos é explorado de forma simples, objectiva, mas sem perder a atenção em detalhes relevantes. O autor aprofunda o sentido de cada um e como a sua aplicação podem simplificar e tornar a experiência de vida mais plena. Qualquer um destes princípios são pertinentes nos diferentes contextos de vida, seja no plano familiar, profissional, ou círculo de amigos. Ao longo da leitura é notório o modo como cada verdade pode transformar a nossa atitude face ao meio envolvente, potenciando a realização pessoal e uma atitude mais leve e  serena.

 

Estes três livros de desenvolvimento pessoal proporcionaram-me imensas aprendizagens para aplicar em diferentes planos, espero que possam também estimular o teu crescimento pessoal!

 

livros essenciais sobre desenvolvimento pessoal

 

Que outras sugestões poderias adicionar?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *