A Aromaterapia para Animais é um tema relativamente frequente quando abordamos o tema das terapias integrativas. O contacto com o aroma de um óleo essencial desencadeia de uma forma muito imediata, tal como acontece com o Ser Humano, uma determinada resposta emocional nos animais. Perante a informação do estímulo olfativo recebida e processada pelo bulbo olfatório, ocorre uma influência no sistema límbico, o nosso cérebro emocional. Tendo em conta a influência tão direta nas emoções é-nos fácil perceber que em variadas situações o uso da Aromaterapia é um forte recurso terapêutico tanto para os animais, como para nós caso também estejamos expostos aos aromas.
Naturalmente que em algumas situações mais persistentes e duradouras, pode ser necessária uma exposição mais regular, atendendo sempre a fatores essenciais para que a experiência seja o mais agradável e positiva para eles. Também no caso de surgir um imprevisto, uma situação de stress momentâneo, por exemplo, o contacto com o aroma será no imediato um suporte para ajudar o animal a gerir melhor as suas emoções.
Outra principal vantagem da Aromaterapia é o facto de poder ser usada com animais que não permitem contacto e que são mais sensíveis à manipulação. Seja qual for a situação precisamos sempre de ter em conta que a exposição ao aroma deve ser leve e gradual. O cão, o gato e outros mamíferos têm uma sensibilidade olfativa muito superior, sendo que mesmo a nível anatómico existem grandes diferenças em comparação ao Ser Humano.
0 comentários