loader image
17 mar, 2020

10 Ideias para viver melhor esta Quarentena

Perante o momento que vivemos senti a necessidade de olhar para um artigo já escrito e publicado há bastante tempo sobre relaxamento e reinventá-lo a propósito do que se passa. Transmito algumas estratégias que me têm ajudado e espero acrescentar algo de útil.

Ouvir Música

A música exerce uma grande influência sobre todo o sistema nervoso autónomo, o qual controla as acções involuntárias. Deste modo a música influencia os batimentos cardíacos, tensão arterial e o sistema límbico, responsável pela regulação das emoções.  Assim podemos e devemos usar este recurso para melhorar a disposição ao longo do dia. Experimenta criar uma lista de reprodução com músicas que transmitam calma, como sons da natureza ou melodias alegres e dinâmicas que ajudem a aumentar a boa disposição e a aproveitar o tempo de forma produtiva e satisfatória.

Visualização criativa com ou sem música

Este é um dos meus métodos favoritos para relaxar ou simplesmente tentar abstrair-me, estimulando a imaginação e deixando-me guiar pelo o que surge. Normalmente acompanho sempre com música. Experimentem ficar num lugar e posição confortáveis, sem interrupções e, fechando os olhos, imaginem um lugar ou contexto que vos transmita sensações de realização e bem-estar. A visualização promove um relaxamento mental que também se reflecte no corpo físico. Deixa-te levar para um cenário de sonho, viaja sem sair do lugar e desfruta dessa sensação de bem-estar e descontracção. Se preferires usa uma visualização guiada que te pareça agradável.

Respiração consciente 

A respiração é um gesto simples eficaz que permite influir no estado físico e emocional quando o fazemos de forma consciente. Quando centramos a nossa atenção na acção e sensação de inspirar e expirar, conseguimos alcançar um estado de maior relaxamento, mais criatividade e capacidade de tomar decisões com eficácia, para além de outros benefícios. Em qualquer lugar e em segundos, a respiração consciente assume-se como uma importante ferramenta. Experimenta o seguinte exercício: inspira contando mentalmente até quatro, de seguida expira contando novamente até quatro. Faz a inspiração e expiração pelo nariz. Mais oxigénio para os pulmões promove uma distribuição mais rica de nutrientes pelo corpo! Este simples processo ajuda a reduzir o stresse e a melhorar a atenção.

Ler e “consumir” conteúdos diferentes

O que quero dizer é que nesta fase pode ajudar fazer leituras diversas ou até pouco habituais, mas que ajudam a desviar um pouco o foco da questão que vivemos agora. Uma das revistas online portuguesas que recomendo sempre é a Saber Viver, na qual encontram grande variedade de temas que ajudam a distrair e também a aprender sobre temas actuais. Naturalmente que optar pelos livros que ainda vos esperam nas estantes é também uma excelente ideia. Se precisares de ideias para novos livros acede a Livros.

Mindfulness e Meditação formal

A prática de atenção plena durante a execução de tarefas várias, como ao arrumar, lavar os dentes, fazer um simples movimento ou caminhar (neste caso pela casa) ajuda-nos a evitar a preocupação sobre o futuro e a lidar de forma mais funcional com a situação actual. No caso da meditação, também este recurso permite-nos voltar a encontrar um ponto de atenção e equilíbrio entre tudo o que se possa mover na nossa mente e emoção neste momento. Ao podermos darmo-nos conta e notarmos os nossos pensamentos como barcos que passam à nossa frente, reconhecemos com mais facilidade não só a sua transitoriedade como possíveis soluções.

Escrever e reescrever

Num momento de pausa imposta penso que uma das iniciativas mais benéficas  é aproveitar para reflectir sobre experiências passadas, revendo objectivos e prioridades. Talvez se dêem conta de que algo que antes queriam até tenha deixado de fazer sentido, ou que neste momento precisam de inovar e recriar o que já haviam feito. Escrever os vossos focos numa folha e deixar bem assinalado à vista ajuda a manter o olhar no que mais importa para vocês.

Exercício Físico

A produção de endorfinas associadas ao bem-estar é sempre uma aliada neste momento, sendo que devem optar por uma actividade que realmente gostem, recorrendo às variadas opções que encontram online e que permitem desenvolver um bom treino em casa.

Rescue Remedy e Óleos Essenciais

Caso tenham momentos de maior ansiedade, sensação de medo e pânico e/ou perda de autocontrolo, o Rescue Remedy, o qual combina 5 florais de Bach, poderá ajudar. Encontra a informação necessária em Florais de Bach: o que são e como tomar

O olfacto é um poderoso sentido e actualmente o efeito e benefícios dos óleos essenciais é já bastante conhecido. De uma forma genérica o óleo de Lavanda é uma das opções mais simples, mas eficazes no que diz respeito a promover um estado de maior relaxamento e alívio da tensão. Pessoalmente tenho usado em spray, aplicando na roupa de cama antes de me deitar e na água do banho. Usar o óleo, preferencialmente da marca doTERRA no difusor ou via oral, colocando uma a duas gotas num copo de água ou ainda topicamente são também outras hipóteses. Se notam maior apatia e pouca vitalidade os óleos cítricos poderão ser boas opções.

Photo by Taylor Simpson on Unsplash

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 ideias para a aplicar Reiki no dia-a-dia

7 ideias para a aplicar Reiki no dia-a-dia

O Reiki pode fazer parte da nossa vida de variadas formas. Apesar de normalmente ser mais abordado como terapia complementar aplicada em humanos e animais, esta vertente e filosofia de vida permite-nos cuidar e actuar de uma forma muito mais abrangente. Para quem é...

Como sentir mais leveza?

Como sentir mais leveza?

Acredito que de uma forma global tomos necessitemos de mais leveza. Apesar da complexidade ser muitas vezes sobrevalorizada e aplaudida é na simplicidade que frequentemente encontramos um estado de maior leveza, que nos permite fluir de outra forma no inesperado e...