O sistema de florais de Bach é sem dúvida o mais conhecido e difundido mundialmente. Os 38 Florais foram desenvolvidos por Edward Bach, médico britânico dedicado às especialidades de Imunologia e Bacteriologia. Após a sua atividade profissional no Hospital Homeopático de Londres, no qual começou a desenvolver vacinas orais com técnicas homeopáticas, decide, em 1929 partir para o campo e explorar alternativas naturais que permitissem reestabelecer o equilíbrio mental e emocional. Ao longo do seu percurso como médico pôde observar e analisar como a mente e emoção influenciavam significativamente o processo de recuperação física. Após estudar vários casos concluiu com determinação de que o padrão mental e emocional dos seus pacientes em relação à vida desempenhava um enorme papel na cura. Assim dedicou-se com convicção e afinco ao desenvolvimento do sistema floral.
Durante a sua pesquisa descobriu que a energia de algumas flores podiam atuar no domínio emocional, potenciando maior equilíbrio. Através dos métodos solar e de fervura verificou a capacidade de armazenar a energia terapêutica das mesmas. Em 1936 havia completado a elaboração 38 Florais de Bach, os quais dividiu em 7 grupos: Medo, Incerteza e Insegurança, Falta de Interesse no Presente, Solidão, Desalento e Desespero, Cuidado Excessivo com os Outros e Hipersensibilidade a Influências e Opiniões Externas.
Ao longo do seu trabalho com os florais, o médico percecionou também que estes podiam não só beneficiar os humanos, como animais e plantas. A sua eficácia nestes seres vivos permite descartar logo à partida o efeito placebo. Considerando o crescente interesse no bem-estar animal, torna-se cada vez mais usual utilizar a terapia floral para animais. Se por um lado o floral poderá atuar num quadro emocional evitando que seja desencadeada uma doença psicossomática, por outro lado o floral pode também ser um bom aliado para equilibrar o estado emocional que deriva de patologias que ocorrem na fase geriátrica, acidentes, trauma, mudanças, contextos de stress diversos e outras situações variadas.
Os florais podem ajudar em diferentes situações:
- medo (diferentes tipos e intensidade)
- ansiedade e stress
- irritabilidade
- hiperatividade
- letargia, depressão e apatia
- intolerância face a outros animais e pessoas
- comportamentos de dominância e submissão
- dificuldades durante o treino
- recuperação de situações de choque e traumáticas, como maus-tratos, abandono ou acidente, recuperação pós-cirúrgica e mais contextos.
Para além da componente mental e emocional, existem alguns florais que podem ser muito úteis em situações de fadiga e desgaste físico e em quadros dermatológicos, sendo até possível e recomendado aplicação tópica com soro fisiológico.
Através desta imensa contribuição, o Dr. Edward Bach pôde unir a sua vontade de ajudar a humanidade com o seu amor pela natureza, sentido desde a infância.
Descobre mais sobre este sistema floral em Florais de Bach: o que são e como tomar?
0 comentários