loader image
3 jun, 2019

6 Dicas para Aumentar a Criatividade

A criatividade não importa apenas no domínio artístico. Esta é extremamente útil e relevante nos mais variados contextos, áreas de formação e no desenvolvimento tanto de tarefas mais simples como complexas. Precisamos de ser criativos na resolução de problemas, gestão do tempo e produtividade e no nosso próprio processo de crescimento interno. A criatividade está presente de forma constante. Todos somos criativos, apesar de podermos estimular esta característica com maior ou menor consistência. Existem também fases em que nem sempre sentimos a mesma facilidade e fluidez em criar, seja o que for. No meu caso a falta de criatividade ocorre com mais frequência na área da alimentação e cozinha.

Reuni algumas dicas que podem ajudar a aumentar a criatividade nos mais diversos âmbitos:

Procurar novas experiências e fontes diversificadas de inspiração como imagens, textos, podcasts, ted talks, documentários, o que for. A variedade de estímulos que nos permita observar, ouvir, sentir e aprender algo diferente poderá facilitar a criação de novas ideias, conteúdos, soluções, estratégias…

É importante guardar, escrever ou registar de alguma forma o que nos cativou e surgiu no momento.

Alternar momentos de assimilação activa de informação com fases de relaxamento, pausa, distracção, reflexão e “daydreaming”. A pressão de criar precisa de ser aliviada e muitas vezes quando nos “ausentamos” da questão, as respostas surgem.

Mudar de cenário, viajar, estar em contacto com ambientes e paisagens diferentes, fora da zona de conforto ou simplesmente habitual.

Partilhar ideias, ouvir outras opiniões e pontos de vista. Durante este processo importa também estar disponível para sair da caixa, notar outros ângulos da mesma questão. Falar sobre o tema em mãos permite articular, organizar e clarificar ideias sobre o mesmo. A interacção com os outros traz novos ingredientes que possibilitam a criação.

Estabelecer um compromisso que nos oriente a criar com mais frequência e consistência, sem ceder ao perfeccionismo. Ao intencionar e programar criar algo, noto que os caminhos para que isso ocorra surgem com mais naturalidade.

– Praticar exercício físico e meditação, actividades que propiciam uma higiene mental que facilita o processo de criação.

Proponho também que vejam o seguinte documentário: “Uma Questão de Criatividade.”

Que outras sugestões podes partilhar e que te são úteis  quando pretendes ser mais criativo?

Photo by Phil Desforges on Unsplash

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 ideias para aplicar Reiki no dia-a-dia

3 ideias para aplicar Reiki no dia-a-dia

O Reiki pode fazer parte da nossa vida de variadas formas. Apesar de normalmente ser mais abordado como terapia complementar aplicada em humanos e animais, esta vertente e filosofia de vida permite-nos cuidar e atuar de uma forma muito mais abrangente. Para quem é...

Como sentir mais leveza?

Como sentir mais leveza?

Acredito que de uma forma global tomos necessitemos de mais leveza. Apesar da complexidade ser muitas vezes sobrevalorizada e aplaudida é na simplicidade que frequentemente encontramos um estado de maior leveza, que nos permite fluir de outra forma no inesperado e...