loader image
4 nov, 2018

Os 5 Princípios do Reiki

Os 5 princípios do Reiki (Gokai) constituem a filosofia de vida desta modalidade. Desenvolvidos por Mikao Usui, estes princípios permitem consolidar os benefícios da Terapia Reiki para além de fomentar uma atitude preventiva. Mais do que uma técnica de cura energética, o Reiki deve ser percecionado como uma ferramenta de evolução e desenvolvimento pessoal.

Os Gokai têm como tónica a atenção no único momento que temos, o presente. Assim, convidam-te a focar e a aplicar a tua energia neste instante. De modo a potenciar a nossa acção e construção no momento presente a presença em cada dia que vivemos é crucial. A expressão “Só por Hoje” remete para isso mesmo. Em cada dia importa centrar no que temos e podemos fazer com desapego em relação ao passado e futuro.

Presume-se que a origem destes princípios teve como inspiração o legado do Imperador Meiji, o qual liderou o Japão entre 1867 e 1912. Para além do cumprimento dos seus deveres, o Imperador dedicou o seu tempo à criação de aproximadamente 100.000 poemas tradicionais japoneses (wake). Nas suas palavras expressava pensamentos, emoções e reflexões. A obra do Dr. Bizan Suzuki “O Princípio da Saúde” é também referenciada como uma possível influência. Na frase de abertura do livro encontramos várias semelhanças com os Gokai.

Os 5 princípios do Reiki são simples, mas a sua interiorização e aplicação requer tempo, persistência e vontade em melhorar. A transformação interna que iniciarás será com certeza reflectida no exterior que te rodeia.


Só por hoje

Sou calmo

Confio

Sou grato

Sou honesto e dedicado no meu trabalho

Sou bondoso com todos os seres

Sou Calmo

 

A raiva condiciona a nossa felicidade e paz, limitando a nossa consciência e percepção do que nos rodeia. Provoca também um elevado desgaste a nível físico e emocional.

Por outro lado, a calma permite-nos ver com mais clareza as melhores opções e caminhos a seguir. Permite um estado de neutralidade que facilita uma visão mais macro e esclarecedora. Penso que a capacidade de gerir as expectativas pode ser muito relevante, pois pode facilitar a aceitação do momento tal como se apresenta. A consciência de que há sempre algo a aprender de cada experiência pode contribuir imensamente para um estado de calma.

Confio

A autoconfiança, confiança nos outros e na vida, são factores muito determinantes no nosso equilíbrio e bem-estar. O trabalho da confiança permite fluidez e maior leveza. Precisamos de cultivar a nossa confiança em nós mesmos e nos outros. Se estiveres confiante de que tudo ocorre no momento certo e por alguma razão, a preocupação deixa de fazer sentido. Assim podes evitar ficar enredado pelo medo e a tristeza. Se alguma situação mais grave ocorre, dá o teu melhor agora, neste momento.

Deixa fluir, confia e segue com segurança, ocupa-te com o presente.

Sou grato

Importa reconhecer, aceitar e agradecer o que somos e toda a experiência vivida. O reconhecimento e gratidão gera abundância. Muitas vezes o foco está no que ainda não se concretizou e enquanto isso esquecemos o tanto que há para agradecer.

Reflecte e enumera todas as razões pelas quais podes estar grata. Cria um diário de gratidão, sempre que necessário relê e afasta sentimentos de carência e fracasso. Mesmo as experiências mais duras têm valor e podem ser percepcionadas de forma construtiva. Se te fizer mais sentido aponta todos os dias no início ou final do dia 3 acontecimentos pelos quais estás grata.

Sou honesto e dedicado no meu trabalho

Tanto no trabalho remunerado como nas tarefas diárias, a honestidade e dedicação transformam a mais simples tarefa em algo satisfatório e gratificante. Revela o teu empenho no trabalho que desempenhas e nos afazeres que preenchem o teu dia. E nunca te esqueças de desenvolver algo que te proporcione alegria.

Sou bondoso com todos os seres

Todos estamos e seguimos envolvidos em processos individuais de crescimento. A bondade  pode suavizar um momento mais difícil e colorir de facto um dia cinzento. Este factor reforça a ligação com o outro e pode surgir com maior naturalidade através de um maior cultivo da tolerância, compaixão e empatia. Nota também que cada interacção é uma oportunidade de aprendizagem e enriquecimento. Com atenção é possível aprender mais sobre nós próprios e  sobre o que nos rodeia em simples interacções do dia-a-dia. Todos temos algo a ensinar e a aprender. Naturalmente que a bondade é também fulcral na relação com os animais e com a Natureza. Todos somos importantes e merecemos a mesma atenção e dedicação.  Não deixes de manifestar um gesto  de bondade para com um animal que necessita, faz algo que esteja ao teu alcance e melhora a sua vida.

Com dedicação os 5 princípios do Reiki é uma forma de desenvolver um estilo de vida mais equilibrado e vivido com harmonia. Reflecte sobre cada um e deixa que entrem no teu quotidiano.

_
Photo by Ksenia Makagonova on Unsplash

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reiki Animal – As 5 questões mais frequente

Reiki Animal – As 5 questões mais frequente

Em relação ao acompanhamento com Reiki Animal existem perguntas e dúvidas que surgem com mais frequência. Nesta partilha abordo as 5 perguntas mais comuns e as respetivas respostas. Reiki Animal e Medicação Existe algum problema de iniciar as sessões antes ou durante...

Reiki Animal: 5 aplicações dentro e fora de casa

Reiki Animal: 5 aplicações dentro e fora de casa

Para quem é praticante de Reiki e mesmo para quem não é, mas até pode ter interesse em ser, partilho algumas formas de beneficiarmos os animais que nos acompanham para além da hipótese de serem feitas sessões regulares. Aplicar Reiki com ou sem símbolos na comida e...