A técnica do enraizamento é muitas vezes aprendida no contexto do Reiki, contudo qualquer pessoa pode aprender e aplicar no seu quotidiano. Esta técnica é absolutamente essencial para estarmos em posse da nossa energia, centrados, equilibrados e por isso, mais protegidos. Entre tantos afazeres e contextos, estamos frequentemente aéreos e com a energia dispersa. Por exemplo, imagina que te deparas com um acontecimento impactante que te incomoda e não te sai da cabeça. Ao aplicares a técnica do enraizamento vais trazer a tua atenção e por isso também a tua energia para o aqui e agora, regressando ao teu centro. Assim, evitas permanecer ligada à situação que te incomodou e destabilizou. Consegues “cortar” o fio, desconectando do que aconteceu para deste modo unificar de novo a tua energia. Esta ferramenta está profundamente ligada ao chakra da raíz, o qual remete para a ligação à matéria e à experiência terrena, à tua afirmação na vida e sentido de pertença, ao sentimento de segurança, medo e protecção. Estes factores podem ser melhorados através do enraizamento, atingindo maior equilíbrio do primeiro chakra.
A técnica do enraizamento deve ser aplicada regularmente, contudo indico algumas situações mais específicas que pedem mesmo esta aplicação:
- Quando te sentes mais vulnerável perante a presença dos outros;
- Sentes que necessitas de restabelecer a tua energia;
- Notas algum sentimento ou sensação estranha que não pertence à tua forma de ser e estar
- Vives uma situação que te deixou desvitalizada;
- Antes e depois de entrar num espaço com muitas pessoas;
- Precisas de escoar excesso de energia, muitas vezes localizado no terceiro chacra, o plexo solar;
- Queres libertar energias prejudiciais geradas pelo medo, angústia ou raiva;
- Queres estar mais presente aqui e agora, agindo com maior assertividade, foco e serenidade.
Em qualquer destes contexto notarás uma diferença em ti e poderás também reparar como os outros mudam a sua postura e atitude quando estas mais centrada.
Então, como fazer a Técnica do Enraizamento?
Sentada ou em pé, sente os pés firmes no chão.
Imagina que o teu corpo é uma árvore, visualiza raízes fortes que saiem das plantas dos teus pés.
As raízes descem profundamente até ao centro da terra e sentes as pernas e os pés mais fixos ao chão.
No centro da terra encontras uma bola vermelha e ao inspirar trazes essa energia pelas raízes até aos pés e pernas, revitalizando o chakra da raíz. Vê como te sentes e repete quantas vezes sentires necessário.
Nota: Se preferires, ao invés de visualizar as raízes podes visualizar um cordão dourado que sai do teu chakra da raíz e desce para a terra, mantendo-te firme e conectada. Troca o cordão sempre que considerares necessário.
Nas situações em que precisares de libertar energias prejudiciais, escoar excessos ou desvincular de uma sensação estranha faz o seguinte:
Visualiza canais ou tubos que saiem do teu chakra da raíz para o chão, canalizando a energia que queres libertar. Em cada expiração imagina que a energia densa é empurrada e libertada por esses canais para a terra.
Enquanto caminhas podes também imaginar estes dois processos, não tens necessariamente de estar parada ou com os olhos fechados. Lembra-te de sentir os pés bem assentes no chão à medida que caminhas. Ao andar descalça esta sensação pode ser mais notória.
Vantagens da Técnica do Enraizamento
Fortalecimento energético
Maior protecção energética
Maior foco, assertividade e serenidade
Equilíbrio do chakra da raíz
Sensação de pertença
Como podes verificar esta simples técnica pode ser valiosa para cuidares melhor de ti e atingires maior equilíbrio. Experimenta 🙂
Photo by freestocks.org on Unsplash
Bom dia,
domingo passado fiz meditação e caminhei pela praia descalça, de manhã e ao final do dia, fazendo o enraizamento que tanto precisava.
quando cheguei a casa, liguei a Bimby e ao tocar no copo (metálico) apanhei choque…até por aproximação.
Boa tarde Carla,
Não há como ter a certeza absoluta de que as duas situações estejam relacionadas. Pode ter sido devido ao facto de estar em maior contacto com a terra, como também se pode dever ao próprio aparelho ou outro factor. Estando ou não relacionado com a técnica espero que possa continuar a sentir os seus benefícios no quotidiano.