Os 38 Florais de Bach foram desenvolvidos por Edward Bach, médico britânico dedicado às especialidades de Imunologia e Bacteriologia. Após a sua actividade profissional no Hospital Homeopático de Londres, no qual começou a desenvolver vacinas orais com técnicas homeopáticas, decide, em 1929 partir para o campo e explorar novos remédios. Durante a sua procura descobriu que a energia de alguma flores podiam actuar no domínio emocional, potenciando maior equilíbrio. Através dos métodos solar e de fervura verificou a capacidade de armazenar a energia terapêutica das mesmas. Em 1936 havia completado a elaboração dos 38 Florais de Bach, os quais dividiu em 7 grupos: Medo, Incerteza e Insegurança, Falta de Interesse no Presente, Solidão, Desalento e Desespero, Cuidado Excessivo com os Outros e Hipersensibilidade a Influências e Opiniões Externas. Todos os florais de Bach são preparados a partir de flores, árvores e arbustos silvestres, com a excepção do Rock Water. Este floral é elaborado a partir uma fonte natural com propriedades curativas.
Cada grupo corresponde a diferentes estados mentais e emocionais que precisam de ser equilibrados. O equilíbrio emocional é o foco da terapia floral, propondo um alivio de emoções como a raiva, culpa, ódio, ciúme, entre outras. Os resultados também observados em plantas e animais, descartam a hipótese de placebo. A toma dos florais de Bach pode ser combinada com qualquer outra medicação, sem efeitos colaterais.
Em seguida exploraremos os 7 grupos e suas especificidades.
Grupo do Medo (5 florais)
Mimulus: Aplicado em situações em que existem medos identificados, como medo de andar de avião, fazer uma apresentação, temor face a um animal, etc. É também indicado para timidez, rubor, gaguez e riso nervoso, ou seja circunstanciais em que existe pouco à vontade com os outros. Ainda pode ser tomado por quem sente mais sensibilidade face a condições externas como ruído, frio, conflitos, entre outros,
Efeito positivo: Potencia a calma, coragem e capacidade de enfrentar desafios com confiança.
Aspen: Ao contrário do Mimulus, o Aspen é indicado para medos com origem desconhecida, como maus pressentimentos e presságios. É adequado para atenuar preocupações desconhecidas e indefinidas, podendo ajudar em situações em que sente que pode ser atacado sem explicação.
Efeito positivo: Reforça a segurança, serenidade e poderá trazer à consciência a origem do medo que a pessoa precisa de percepcionar e superar. Após a identificação do medo, poderá passar para a toma de Mimulus.
Rock Rose: Indicado para medo mais intenso, situações de pânico e terro, medo paralisante e sensação de impotência. Também recomendado para contexto de stresse pós-traumático.
Efeito positivo: Potencia a calma, coragem e clareza.
Cherry Plum: Recomendado para momentos de tensão, conflitos internos, ideias compulsivas e receio de perder o controlo sobe os seus pensamentos, emoções e comportamentos.
Efeito positivo: Mente clara e serena, autocontrolo físico, mental e emocional.
Red Chestnut: Indicado para quem sente medo e preocupação excessiva relativa ao bem-estar de entes queridos, sobretudo da família. Recomendado para a angústia, superproteção e imaginação constante de que algo poderá acontecer com os familiares ou que um simples sintoma possa indicar doença.
Efeito positivo: Consegue manter a atitude de cuidado, contudo sem ansiedade e temor.
Grupo da Incerteza e Insegurança (6 florais)
Cerato: Indicado para quem não confia nos seus próprios julgamentos e decisões. Sabe o que quer, porém não acredita que a sua escolha seja a mais acertada. Precisa de confirmação e validação dos outros para avançar com as suas decisões.
Efeito positivo: Confiança na orientação interior e nas decisões tomadas.
Scleranthus: Recomendado para quem tem dificuldade em tomar decisões, sobretudo no processo de escolha entre duas opções. Ocorre um excesso de racionalização acompanhado de pouca iniciativa. Muda de ideias com frequência e não pede opiniões externas.
Efeito positivo: Capacidade de tomar decisões com determinação, convicção e vontade fortalecidas.
Gentian: Elaborado para situações de desânimo, dúvida face a dificuldades. Perante os obstáculos, a pessoa fica hesitante, pessimista, cética e sente desalento.
Efeito positivo: Motivação para superar desafios, confiança. optimismo e força de vontade.
Gorse: Indicado para desânimo extremo, a pessoa sente que já não é capaz de superar o problema e não há qualquer motivação para tentar. Vontade de desistir, podendo ocorrer pensamentos suicidas.
Efeito positivo: Volta a sentir esperança e ânimo pela vida, acreditando que há resolução para os seus problemas.
Hornbeam: Dúvida sobre a capacidade mental para realizar tarefas devido ao cansaço da mente. Falta de entusiasmo e procrastinação.
Efeito positivo: Entusiasmo, vivacidade e confiança na sua capacidade de trabalho.
Wild Oat: Desorientação, incapacidade de decidir o caminho a seguir na vida. Insegurança, falta de propósito, indefinição e insatisfação.
Efeito positivo: Potencia a convicção e determinação sobre o caminho a seguir.
Grupo da Falta de Interesse no Presente ( 7 florais)
Clematis: Indicado para quem se projecta constantemente no futuro, ficando imerso num mundo de imaginação. Recomendado para pessoas distraídas, com a cabeça nas nuvens e pouco despertos no momento presente.
Efeito positivo: Potencia o interesse pelo contexto envolvente, manifestando a sua criatividade.
Ver também:
7 ideias para conseguires viver o presente
3 dicas simples para praticar atenção plena
Técnica do Enraízamento: o que é e como fazer?
Chestnut Bud: Indicado para quem revela dificuldade em aprender com as experiências de vida. Repetição de padrões de comportamento sem aprender com as situações. Não refletem sobre o experienciado, ignorando o que correu mal.
Efeito positivo: Observação objectiva dos erros e consequente aprendizagem através destes. Consegue relacionar situações e reflectir sobre as mesmas.
Mustard: Recomendado para um estado de tristeza cíclico que ocorre sem causa identificada. Melancolia e possibilidade de isolamento.
Efeito positivo: Estabilidade emocional, alegria e serenidade.
Olive: Indicado para quem sente exaustão a nível físico e mental. Recomendado após período de trabalho ou estudo intenso, dificuldades pessoais ou doença prolongada. A falta de energia vital promove a falta de interesse no presente.
Efeito positivo: Recuperam a vitalidade, força e interesse.
White Chestnut: Recomendado para quem desenvolve pensamentos obsessivos e preocupações que não consegue controlar. Ocorrem diálogos mentais constantes, turbilhão mental e cansaço por tanto pensar.
Efeito positivo: Mente serena e mais lúcida.
Honeysuckle: Indicado para quem pensa constantemente no passado, sentindo-se preso a memórias. Revela intensa ligação a memórias e eventos passados, a qual não permite viver e melhorar as circunstâncias do presente.
Efeito positivo: Capacidade de percepcionar o passado como uma oportunidade de aprendizagem, sem apego, podendo assim aproveitar o momento actual.
Wild Rose: Indicado para quem perdeu o interesse na vida. Não revela iniciativa pessoal, está apático, acomodado e indiferente ao que sucede.
Efeito positivo: Novo interesse pelos diferentes sectores da vida, participando de forma activa com iniciativa e responsabilidade.
Grupo da Solidão (3 florais)
Water Violet: Indicado para quem é reservado, não gosta de ser incomodado e demonstra dificuldade em partilhar emoções e conhecimentos. Podem parecer orgulhosos, anti-sociais ou muito sérios, contudo não impõem suas vontade e opiniões aos outros.
Efeito positivo: Conviver com os outros de forma mais próxima, natural e espontânea, podendo partilhar com mais facilidade emoções e conhecimentos.
Impatiens: Indicado para quem é impaciente, reactivo e tenso. Irritam-se facilmente e sentem intolerância face ao ritmo dos outros. Querem tudo feito de forma rápida e imediata.
Efeito positivo: Potencia um ritmo equilibrado, paciência e tolerância perante os outros.
Heather: Recomendado para quem está demasiado centrado nas suas próprias circunstâncias. Falam muito e querem atrair todas as atenções, monopolizando conversas.
Efeito positivo: Potencia a escuta activa, generosidade, empatia e interesse pelo outro.
Grupo da Hipersensibilidade a Influências e Opiniões Externas (4 florais)
Agrimony: Indicado para quem omite preocupações, ansiedade e até conflitos interiores através de uma máscara da alegria, bom-humor e despreocupação. Não revela as suas emoções de forma transparente.
Efeito positivo: Integração dos factores menos agradáveis e expressão genuína de alegria.
Centaury: Recomendado para quem tem tendência para ser submisso, passivo, não consegue dizer não, subjuga-se e obedece de forma cega.
Efeito positivo: Equilíbrio entre as suas necessidades e as necessidades dos outros.
Walnut: Sensibilidade face a mudanças e influências externas. Este é o floral indicado para facilitar processo de adaptação a grandes mudanças, tanto biológicas como quotidianas como: puberdade, divórcio, mudança de emprego, menopausa, dentição.
Holly: Indicado para quem sente ciúme, ódio, inveja e mau-humor. Na origem pode estar um sentimento de insegurança ou falta de capacidade de amar.
Efeito positivo: Atitude mais compassiva, bondade, capacidade de dar sem exigir em troca.
Grupo do Desalento e Desespero (8 florais)
Larch: Indicado para quem tem falta de autoconfiança, revelando um sentimento de inferioridade. Acreditam de que não são capazes e sobrevalorizam os outros.
Efeito positivo: Consciência e confiança nas suas capacidades. Determinação, perseverança e sentido de superação.
Pine: Recomendado para sentimento de culpa e auto-reprovação. Sentem a necessidade de pedir constantemente desculpa. Focam as suas limitações, subestimam-se e sentem-se não merecedores das alegrias da vida.
Efeito positivo: Nutrir a aceitação e respeito por si mesmo. Sentem que merecem ser felizes e aproveitar a vida.
Elm: Indicado para quem se sente muito pressionado pelas suas responsabilidades, contudo com têm a convicção de que não podem descartar as mesmas. Cansaço e crença de que são incapazes de cumprir tarefas e corresponder às expectativas.
Efeito positivo: Mais leveza, alegria, confiança e força para continuar a sua missão.
Sweet Chestnut: Recomendado para um sentimento de desespero. Sofrimento intenso sem perceber a razão do mesmo. Sentimento de vazio, impotência e desesperança extrema, mais acentuada do que no caso do floral Gorse.
Efeito positivo: Alívio do desespero, regeneração e entendimento das dificuldades com serenidade e optimismo.
Star of Bethlehem: Indicado para situações após choque físico ou mental. Atua nos efeitos de acidentes ocorridos no momento e em sequelas posteriores, como trauma recalcado.
Efeito positivo: Atenua efeitos do choque e potencia a recuperação do equilíbrio.
Willow: Recomendado para atuar em sentimento de mágoa, rancor e ressentimento. Atribuem a culpa aos outros, sentem-se injustiçados pela vida, amuam e resmungam com frequência.
Efeito positivo: Capacidade de aproveitar a vida com responsabilidade e proactividade. Assume o controlo do seu percurso e assume-se como autor do seu destino.
Oak: Indicado para situações de fadiga extrema, contudo ignoram o cansaço e continuam a acumular responsabilidades e tarefas. O sentido de dever e responsabilidade não permitem parar para descansar, ultrapassando limites.
Efeito positivo: Perseverança e resistência, respeitando os seus limites. Entende a necessidade de descansar e cuidar de si mesmo.
Crab Apple: Recomendado para quem possui um auto-conceito negativo. Sentem-se impuros, nutrem aversão por si mesmos, são muito meticulosos e atentam demasiado na limpeza da casa.
Efeito positivo: maior aceitação de si mesmo e das suas imperfeições. Desvalorização dos pormenores atentando no panorama geral.
Grupo do Cuidado Excessivo com os Outros (5 florais)
Chicory: Indicado para quem é muito possessivo, manipulador e egocêntrico na relação com os outros. Requerem atenção e não apreciam estar sozinhos.
Efeito positivo: Capacidade de se relacionar e cuidar do outro de forma genuína, sem controlo ou cobrança e sem esperar algo em troca.
Vervain: Recomendado para quem possui ideias fixas e inflexíveis. Tendência para o fanatismo e empenho em convencer os outros de que as suas convicções são as mais correctas. Defendem as causas em que acreditam de forma exaustiva.
Efeito positivo: Sensatez, descontracção, aceitação e compreensão de outros pontos de vista. Capacidade de inspirar os outros com entusiasmo, sem persuadir
Vine: Indicado para pessoas que impõem a sua vontade. Revelam-se autoritárias, inflexíveis e dominadoras. Creem de que sabem mais do que os outros, menosprezando as opiniões dos demais.
Efeito positivo: Capacidade de liderança, com respeito e consideração pelos outros.
Beech: Indicado para quem está constantemente a reprimir e criticar, revelando intolerância face aos erros e diferenças dos outros. Não fazem concessões e fixam-se nos resultados negativos.
Efeito positivo: Maior tolerância, compreensão e compaixão no relacionamento interpessoal.
Rock Water: Recomendado para quem possui um nível elevado de autoexigência e perfeccionismo. Devido aos seus padrões de exigência podem negar a sua própria vontade. A procura pela perfeição pode anular o prazer das experiências quotidianas.
Efeito positivo: Flexibilidade, maior leveza na busca de objectivos e aceitação das suas limitações. Reconhece as suas concretizações permite-se usufruir das alegrias da vida
Rescue Remedy
O Rescue Remedy resulta da combinação de 5 florais, os quais vão actuar especificamente em situações de emergência, notícias negativas inesperadas, problemas familiares, entre outras circunstâncias de crise e que provoquem tensão e agitação como uma reunião importante ou entrevista de trabalho.
Impatiens: Atua de forma a acalmar, aliviar a tensão e agitação.
Clematis: Evita a sensação de desmaio, promovendo a atenção no momento presente.
Rock Rose: Indicado para a sensação de pânico e terror.
Cherry Plum: Recomendado para possuir controlo da situação e conseguir percepcionar o contexto com clareza.
Star of Bethlehem: Serve para atenuar os efeitos do choque emocional e trauma.
Como tomar os Florais de Bach?
Podem ser tomados através da diluição numa garrafa de água mineral ou copo de água: 2 gotas de cada floral escolhido (no máximo 6 florais) ou 4 gotas de Rescue. Tomar pequenos goles ao longo do dia e preparar nova garrafa ou copo todos os dias.
De forma pura: aplicar duas gotas sub-lingual ou nos lábios, pulsos, têmporas ou detrás das orelhas.
Frasco de tratamento:
Diluir duas gotas de cada floral num frasco de 30 ml, completando com água mineral e 20% de brandy ou conhaque, de forma a conservar. Para crianças ou intolerantes ao álcool podem aplicar menos quantidade, contudo o tempo de preservação será menor. Tomar 4 gotas no mínimo quatro vezes por dia.
Normalmente é aconselhável prolongar a toma até os três meses, contudo aconselho a procura de um terapeuta floral de forma a conseguir acompanhamento. Reforço ainda que os florais de bach podem ser tomados a par de qualquer outra medicação, sem efeitos colaterais.
0 comentários