Os 38 Florais de Bach foram desenvolvidos por Edward Bach, médico britânico dedicado às especialidades de Imunologia e Bacteriologia. Após a sua atividade profissional no Hospital Homeopático de Londres, no qual começou a desenvolver vacinas orais com técnicas homeopáticas, decide, em 1929 partir para o campo e explorar novos remédios. Durante a sua procura descobriu que a energia de alguma flores podiam atuar no domínio emocional, potenciando maior equilíbrio. Através dos métodos solar e de fervura verificou a capacidade de armazenar a energia terapêutica das mesmas. Em 1936 havia completado a elaboração dos 38 Florais de Bach, os quais dividiu em 7 grupos: Medo, Incerteza e Insegurança, Falta de Interesse no Presente, Solidão, Desalento e Desespero, Cuidado Excessivo com os Outros e Hipersensibilidade a Influências e Opiniões Externas.
Cada grupo corresponde a diferentes estados mentais e emocionais que precisam de ser equilibrados. O equilíbrio emocional é o foco da terapia floral, propondo um alivio de emoções como a raiva, culpa, ódio, ciúme, entre outras. Os resultados também observados em plantas e animais, descartam a hipótese de placebo. A toma dos florais de Bach pode ser combinada com qualquer outra medicação, sem efeitos colaterais.
Em seguida exploraremos os 7 grupos de forma breve:
Grupo do Medo :
- Mimulus, Aspen, Rock Rose, Cherry Plum e Red Chestnut.
Estes florais de Bach ajudam o animal e o seu tutor a trabalhar a emoção do medo, amenizando a diferentes níveis e dependendo da intensidade do estado emocional.
Grupo da Incerteza e Insegurança:
- Cerato, Scleranthus, Gentian, Gorse, Hornbeam, Wild Oat.
Os contextos de uso destes florais para animais e tutores são geralmente distintos. A desmotivação, desânimo e dificuldade em tomar decisões são alguns dos temas que estas essências florais contemplam.
Grupo da Falta de Interesse no Presente:
- Clematis, Chestnut Bud, Mustard, Olive, White Chestnut, Honeysuckle, Wild Rose
Cada um das essências florais ajudam de diferentes formas a manter o foco e interesse no momento presente. Em consulta é necessário identificar quais são os florais necessários para o acompanhamento.
Ver também:
7 ideias para conseguires viver o presente
3 dicas simples para praticar atenção plena
Técnica do Enraízamento: o que é e como fazer?
Grupo da Solidão:
- Water Violet, Impatiens, Heather
Este é o grupo mais pequeno do sistema de Florais de Bach, apoia na socialização e relações interpessoais a vários níveis.
Grupo da Hipersensibilidade a Influências e Opiniões Externas:
- Agrimony, Centaury, Walnut e Holly:
A hipersensibilidade é um conceito relativamente recente em Portugal. Uma percentagem da população identifica-se com os traços descritos por alguns autores sobre pessoas e animais que revelam ser mais sensíveis ou ter frequentemente fases da vida em que sentem maior sensibilidade e desafios associados.
Grupo do Desalento e Desespero:
- Larch, Pine, Elm, Sweet Chestnut, Star of Bethlehem, Willow, Oak e Crab Apple.
Grupo do Cuidado Excessivo com os Outros:
- Chicory, Vervain, Vine, Beech, Rock Water.
Rescue Remedy
- O Rescue Remedy resulta da combinação de 5 florais, os quais vão atuar especificamente em situações de emergência.
- Para receber um acompanhamento completo e personalizado agende uma consulta de Terapia Floral.
0 comentários