loader image
1 ago, 2018

Florais de Bach: o que são e como tomar?

Os 38 Florais de Bach foram desenvolvidos por Edward Bach, médico britânico dedicado às especialidades de Imunologia e Bacteriologia. Após a sua actividade profissional no Hospital Homeopático de Londres, no qual começou a desenvolver vacinas orais com técnicas homeopáticas, decide, em 1929 partir para o campo e explorar novos remédios. Durante a sua procura descobriu que a energia de alguma flores podiam actuar no domínio emocional, potenciando maior equilíbrio. Através dos métodos solar e de fervura verificou a capacidade de armazenar a energia terapêutica das mesmas. Em 1936 havia completado a elaboração dos 38 Florais de Bach, os quais dividiu em 7 grupos: Medo, Incerteza e Insegurança, Falta de Interesse no Presente, Solidão, Desalento e Desespero, Cuidado Excessivo com os Outros e Hipersensibilidade a Influências e Opiniões Externas. Todos os florais de Bach são preparados a partir de flores, árvores e arbustos silvestres, com a excepção do Rock Water. Este floral é elaborado a partir uma fonte natural com propriedades curativas.

Cada grupo corresponde a diferentes estados mentais e emocionais que precisam de ser equilibrados. O equilíbrio emocional é o foco da terapia floral, propondo um alivio de emoções como a raiva, culpa, ódio, ciúme, entre outras. Os resultados também observados em plantas e animais, descartam a hipótese de placebo. A toma dos florais de Bach pode ser combinada com qualquer outra medicação, sem efeitos colaterais.

Em seguida exploraremos os 7 grupos e suas especificidades.

 

Grupo do Medo (5 florais)

Mimulus: Aplicado em situações em que existem medos identificados, como medo de andar de avião, fazer uma apresentação, temor face a um animal, etc. É também indicado para timidez, rubor, gaguez e riso nervoso, ou seja circunstanciais em que existe pouco à vontade com os outros. Ainda pode ser tomado por quem sente mais sensibilidade face a condições externas como ruído, frio, conflitos, entre outros,

Efeito positivo: Potencia a calma, coragem e capacidade de enfrentar desafios com confiança.

 

Aspen: Ao contrário do Mimulus, o Aspen é indicado para medos com origem desconhecida, como maus pressentimentos e presságios. É adequado para atenuar preocupações desconhecidas e indefinidas, podendo ajudar em situações em que sente que pode ser atacado sem explicação.

Efeito positivo: Reforça a segurança, serenidade e poderá trazer à consciência a origem do medo que a pessoa precisa de percepcionar e superar. Após a identificação do medo, poderá passar para a toma de Mimulus.

 

Rock Rose: Indicado para medo mais intenso, situações de pânico e terro, medo paralisante e sensação de impotência. Também recomendado para contexto de stresse pós-traumático.

Efeito positivo: Potencia a calma, coragem e clareza.

 

Cherry Plum: Recomendado para momentos de tensão, conflitos internos, ideias compulsivas e receio de perder o controlo sobe os seus pensamentos, emoções e comportamentos.

Efeito positivo: Mente clara e serena, autocontrolo físico, mental e emocional.

 

Red Chestnut: Indicado para quem sente medo e preocupação excessiva relativa ao bem-estar de entes queridos, sobretudo da família. Recomendado para a angústia, superproteção e imaginação constante de que algo poderá acontecer com os familiares ou que um simples sintoma possa indicar doença.

Efeito positivo: Consegue manter a atitude de cuidado, contudo sem ansiedade e temor.

 

Grupo da Incerteza e Insegurança (6 florais)

 

Cerato: Indicado para quem não confia nos seus próprios julgamentos e decisões. Sabe o que quer, porém não acredita que a sua escolha seja a mais acertada. Precisa de confirmação e validação dos outros para avançar com as suas decisões.

Efeito positivo: Confiança na orientação interior e nas decisões tomadas.

 

Scleranthus: Recomendado para quem tem dificuldade em tomar decisões, sobretudo no processo de escolha entre duas opções. Ocorre um excesso de racionalização acompanhado de pouca iniciativa. Muda de ideias com frequência e não pede opiniões externas.

Efeito positivo: Capacidade de tomar decisões com determinação, convicção e vontade fortalecidas.

 

Gentian: Elaborado para situações de desânimo, dúvida face a dificuldades. Perante os obstáculos, a pessoa fica hesitante, pessimista, cética e sente desalento.

Efeito positivo: Motivação para superar desafios, confiança. optimismo e força de vontade.

 

Gorse: Indicado para desânimo extremo, a pessoa sente que já não é capaz de superar o problema e não há qualquer motivação para tentar. Vontade de desistir, podendo ocorrer pensamentos suicidas.

Efeito positivo: Volta a sentir esperança e ânimo pela vida, acreditando que há resolução para os seus problemas.

 

Hornbeam: Dúvida sobre a capacidade mental para realizar tarefas devido ao cansaço da mente. Falta de entusiasmo e procrastinação.

Efeito positivo: Entusiasmo, vivacidade e confiança na sua capacidade de trabalho.

 

Wild Oat: Desorientação, incapacidade de decidir o caminho a seguir na vida. Insegurança, falta de propósito, indefinição e insatisfação.

Efeito positivo: Potencia a convicção e determinação sobre o caminho a seguir.

 

Grupo da Falta de Interesse no Presente ( 7 florais)

 

Clematis: Indicado para quem se projecta constantemente no futuro, ficando imerso num mundo de imaginação. Recomendado para pessoas distraídas, com a cabeça nas nuvens e pouco despertos no momento presente.

Efeito positivo: Potencia o interesse pelo contexto envolvente, manifestando a sua criatividade.

Ver também:

 7 ideias para conseguires viver o presente

3 dicas simples para praticar atenção plena

Técnica do Enraízamento: o que é e como fazer?

 

Chestnut Bud: Indicado para quem revela dificuldade em aprender com as experiências de vida. Repetição de padrões de comportamento sem aprender com as situações. Não refletem sobre o experienciado, ignorando o que correu mal.

Efeito positivo: Observação objectiva dos erros e consequente aprendizagem através destes. Consegue relacionar situações e reflectir sobre as mesmas.

 

Mustard: Recomendado para um estado de tristeza cíclico que ocorre sem causa identificada. Melancolia e possibilidade de isolamento.

Efeito positivo: Estabilidade emocional, alegria e serenidade.

 

Olive: Indicado para quem sente exaustão a nível físico e mental. Recomendado após período de trabalho ou estudo intenso, dificuldades pessoais ou doença prolongada. A falta de energia vital promove a falta de interesse no presente.

Efeito positivo: Recuperam a vitalidade, força e interesse.

 

White Chestnut: Recomendado para quem desenvolve pensamentos obsessivos e preocupações que não consegue controlar. Ocorrem diálogos mentais constantes, turbilhão mental e cansaço por tanto pensar.

Efeito positivo: Mente serena e mais lúcida.

 

Honeysuckle: Indicado para quem pensa constantemente no passado, sentindo-se preso a memórias. Revela intensa ligação a memórias e eventos passados, a qual não permite viver e melhorar as circunstâncias do presente.

Efeito positivo: Capacidade de percepcionar o passado como uma oportunidade de aprendizagem, sem apego, podendo assim aproveitar o momento actual.

 

Wild Rose: Indicado para quem perdeu o interesse na vida. Não revela iniciativa pessoal, está apático, acomodado e indiferente ao que sucede.

Efeito positivo: Novo interesse pelos diferentes sectores da vida, participando de forma activa com iniciativa e responsabilidade.

 

Grupo da Solidão (3 florais)

 

Water Violet: Indicado para quem é reservado, não gosta de ser incomodado e  demonstra dificuldade em partilhar emoções e conhecimentos. Podem parecer orgulhosos, anti-sociais ou muito sérios, contudo não impõem suas vontade e opiniões aos outros.

Efeito positivo: Conviver com os outros de forma mais próxima, natural e espontânea, podendo partilhar com mais facilidade emoções e conhecimentos.

 

Impatiens: Indicado para quem é impaciente, reactivo e tenso. Irritam-se facilmente e sentem intolerância face ao ritmo dos outros. Querem tudo feito de forma rápida e imediata.

Efeito positivo: Potencia um ritmo equilibrado, paciência e tolerância perante os outros.

 

Heather: Recomendado para quem está demasiado centrado nas suas próprias circunstâncias. Falam muito e querem atrair todas as atenções, monopolizando conversas.

Efeito positivo: Potencia a escuta activa, generosidade, empatia e interesse pelo outro.

 

Grupo da Hipersensibilidade a Influências e Opiniões Externas (4 florais)

 

Agrimony: Indicado para quem omite preocupações, ansiedade e até conflitos interiores através de uma máscara da alegria, bom-humor e despreocupação. Não revela as suas emoções de forma transparente.

Efeito positivo: Integração dos factores menos agradáveis e expressão genuína de alegria.

 

Centaury: Recomendado para quem tem tendência para ser submisso, passivo, não consegue dizer não, subjuga-se e obedece de forma cega.

Efeito positivo: Equilíbrio entre as suas necessidades e as necessidades dos outros.

 

Walnut: Sensibilidade face a mudanças e influências externas. Este é o floral indicado para facilitar processo de adaptação a grandes mudanças, tanto biológicas como quotidianas como: puberdade, divórcio, mudança de emprego, menopausa, dentição.

 

Holly: Indicado para quem sente ciúme, ódio, inveja e mau-humor. Na origem pode estar um sentimento de insegurança ou falta de capacidade de amar.

Efeito positivo: Atitude mais compassiva, bondade, capacidade de dar sem exigir em troca.

 

Grupo do Desalento e Desespero (8 florais)

 

Larch: Indicado para quem tem falta de autoconfiança, revelando um sentimento de inferioridade. Acreditam de que não são capazes e sobrevalorizam os outros.

Efeito positivo: Consciência e confiança nas suas capacidades. Determinação, perseverança e sentido de superação.

 

Pine: Recomendado para sentimento de culpa e auto-reprovação. Sentem a necessidade de pedir constantemente desculpa. Focam as suas limitações, subestimam-se e sentem-se não merecedores das alegrias da vida.

Efeito positivo: Nutrir a aceitação e respeito por si mesmo. Sentem que merecem ser felizes e aproveitar a vida.

 

Elm: Indicado para quem se sente muito pressionado pelas suas responsabilidades, contudo com têm a convicção de que não podem descartar as mesmas. Cansaço e crença de que são incapazes de cumprir tarefas e corresponder às expectativas.

Efeito positivo: Mais leveza, alegria, confiança e força para continuar a sua missão.

 

Sweet Chestnut: Recomendado para um sentimento de desespero. Sofrimento intenso sem perceber a razão do mesmo. Sentimento de vazio, impotência e desesperança extrema, mais acentuada do que no caso do floral Gorse.

Efeito positivo: Alívio do desespero, regeneração e entendimento das dificuldades com serenidade e optimismo.

 

Star of Bethlehem: Indicado para situações após choque físico ou mental. Atua nos efeitos de acidentes ocorridos no momento e em sequelas posteriores, como trauma recalcado.

Efeito positivo: Atenua efeitos do choque e potencia a recuperação do equilíbrio.

 

Willow: Recomendado para atuar em sentimento de mágoa, rancor e ressentimento. Atribuem a culpa aos outros, sentem-se injustiçados pela vida, amuam e resmungam com frequência.

Efeito positivo: Capacidade de aproveitar a vida com responsabilidade e proactividade. Assume o controlo do seu percurso e assume-se como autor do seu destino.

 

Oak: Indicado para situações de fadiga extrema, contudo ignoram o cansaço e continuam a acumular responsabilidades e tarefas. O sentido de dever e responsabilidade não permitem parar para descansar, ultrapassando limites.

Efeito positivo: Perseverança e resistência, respeitando os seus limites. Entende a necessidade de descansar e cuidar de si mesmo.

 

Crab Apple: Recomendado para quem possui um auto-conceito negativo. Sentem-se impuros, nutrem aversão por si mesmos, são muito meticulosos e atentam demasiado na limpeza da casa.

Efeito positivo: maior aceitação de si mesmo e das suas imperfeições. Desvalorização dos pormenores atentando no panorama geral.

 

Grupo do Cuidado Excessivo com os Outros (5 florais)

 

Chicory: Indicado para quem é muito possessivo, manipulador e egocêntrico na relação com os outros. Requerem atenção e não apreciam estar sozinhos.

Efeito positivo: Capacidade de se relacionar e cuidar do outro de forma genuína, sem controlo ou cobrança e sem esperar algo em troca.

 

Vervain: Recomendado para quem possui ideias fixas e inflexíveis. Tendência para o fanatismo e empenho em convencer os outros de que as suas convicções são as mais correctas. Defendem as causas em que acreditam de forma exaustiva.

Efeito positivo: Sensatez, descontracção, aceitação e compreensão de outros pontos de vista. Capacidade de inspirar os outros com entusiasmo, sem persuadir

 

Vine: Indicado para pessoas que impõem a sua vontade. Revelam-se autoritárias, inflexíveis e dominadoras. Creem de que sabem mais do que os outros, menosprezando as opiniões dos demais.

Efeito positivo: Capacidade de liderança, com respeito e consideração pelos outros.

 

Beech: Indicado para quem está constantemente a reprimir e criticar, revelando intolerância face aos erros e diferenças dos outros. Não fazem concessões e fixam-se nos resultados negativos.

Efeito positivo: Maior tolerância, compreensão e compaixão no relacionamento interpessoal.

 

Rock Water: Recomendado para quem possui um nível elevado de autoexigência e perfeccionismo. Devido aos seus padrões de exigência podem negar a sua própria vontade. A procura pela perfeição pode anular o prazer das experiências quotidianas.

Efeito positivo: Flexibilidade, maior leveza na busca de objectivos e aceitação das suas limitações. Reconhece as suas concretizações permite-se usufruir das alegrias da vida

 

 

Rescue Remedy

 O Rescue Remedy resulta da combinação de 5 florais, os quais vão actuar especificamente em situações de emergência, notícias negativas inesperadas, problemas familiares, entre outras circunstâncias de crise e que provoquem tensão e agitação como uma reunião importante ou entrevista de trabalho.

 

Impatiens: Atua de forma a acalmar, aliviar a tensão e agitação.

Clematis: Evita a sensação de desmaio, promovendo a atenção no momento presente.  

Rock Rose: Indicado para a sensação de pânico e terror.

Cherry Plum: Recomendado para possuir controlo da situação e conseguir percepcionar o contexto com clareza.

Star of Bethlehem: Serve para atenuar os efeitos do choque emocional e trauma.

 

Como tomar os Florais de Bach?

 

Podem ser tomados através da diluição numa garrafa de água mineral ou copo de água: 2 gotas de cada floral escolhido (no máximo 6 florais) ou 4 gotas de Rescue. Tomar pequenos goles ao longo do dia e preparar nova garrafa ou copo todos os dias.

 

De forma pura: aplicar duas gotas sub-lingual ou nos lábios, pulsos, têmporas ou detrás das orelhas.

 

Frasco de tratamento:

Diluir duas gotas de cada floral num frasco de 30 ml, completando com água mineral e 20% de brandy ou conhaque, de forma a conservar. Para crianças ou intolerantes ao álcool podem aplicar menos quantidade, contudo o tempo de preservação será menor. Tomar 4 gotas no mínimo quatro vezes por dia.

Normalmente é aconselhável prolongar a toma até os três meses, contudo aconselho a procura de um terapeuta floral de forma a conseguir acompanhamento. Reforço ainda que os florais de bach podem ser tomados a par de qualquer outra medicação, sem efeitos colaterais.

Mona Eendra on Unsplash

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Regresso à rotina: 5 dicas anti-stress para animais

Regresso à rotina: 5 dicas anti-stress para animais

Com o retorno gradual às rotinas de antes ou semelhantes partilho 5 dicas anti-stress para animais, de modo a que possam sentir maior conforto e capacidade de adaptação face a contextos desafiantes, como uma ida ao veterinário, viagens, tosquia entre outras. Partilho...

Florais para Animais: dúvidas e respostas

Florais para Animais: dúvidas e respostas

Partilho hoje alguns pontos essenciais sobre a aplicação dos florais de Bach para animais tendo em conta as dúvidas mais frequentes que têm surgido sobre a mesma. Os florais são extractos líquidos de flores que contêm características vibracionais que contribuem para...

Como funcionam os Florais de Bach?

Como funcionam os Florais de Bach?

Na análise para além das partículas mais ínfimas da matéria sabemos que a energia existe em tudo o que nos rodeia. A comida que ingerimos, o ar que respiramos e até nos objectos inanimados que utilizamos. Através da energia vital externa que existe nas flores,...